Crítica Maze Runner - Prova de Fogo


"O Labirinto foi só o começo"

Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que acompanharam em sua fuga da Clareira, precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lutar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.

Em Prova de fogo temos um amadurecimento dos personagens, principalmente de Thomas em relação a sobrevivência, e apesar de Correr ou Morrer ser o nome do primeiro filme, o nome continua valendo para esse, boa parte do filme os personagens estão correndo para se manterem vivos.
O Começo foi bem corrido mas fácil de acompanhar, os personagens que conseguiram escapar vivos do labirinto vão para uma base onde se encontram com outros refugiados, mas Thomas não está convencido de que todos ali estão seguros e ele começa a "investigar" o que realmente acontece naquele lugar. Não demora muito para ele descobrir que estão nos domínios da Cruel, e que a busca pela cura para o Fulgor continua.


"Ter esperança é perigoso" 

Os sobreviventes do labirinto se juntam com outros personagens que somos apresentados nesse filme e fogem da base. Nessa parte temos cenas excelentes, a fuga deles não é nada fácil, é de tirar o fôlego de quem está assistindo, e é nesse comecinho que Minho mostra que não está no filme apenas de passagem e simplesmente brilha na ação, e também nessa parte temos Thomas mandando um baita dedo do meio para a CRUEL, e temos certeza que o "soldado rebelde" do primeiro filme está de volta.

Depois de fugirem, eles vão a procura de um grupo da resistência que eles acreditam que possam ajudá-los, mas para encontrar esse grupo é necessário atravessar o deserto e para chegarem ao seu destino eles vão enfrentar os perigos climáticos, que na minha opinião foi muito bem representado no filme em um cenário pós apocalíptico com tempestades de areia que acontecem de uma hora para outra, o calor e tempestades de raios que quase matou um dos personagens. Claro que a corrida contra os Cranks (zumbis) são as melhores partes, as cenas me lembraram bastante de Guerra Z, mas apenas em algumas partes, e além disso tudo eles também precisam se preocupar com a CRUEL que está atrás deles.

Fiquei bem confusa sobre o gênero do filme, ele é classificado como ação, mas muitas cenas pareciam ser gravadas para um filme de terror, as cenas escuras e os jogos de câmera tremendo como se você estivesse dentro da cena fizeram toda a diferença. Achei muito interessante também a presença das cores, nas cenas onde mostra o ambiente da CRUEL temos muitas cores em preto e azul, além de uma iluminação mais avermelhada dando um ar de perigo e algo sombrio, e nas cenas de fuga os tons mais claros como o branco e o amarelo estão mais presentes passando aquela sensação de esperança.



A atuação tanto dos atores que estavam presentes no primeiro filme e dos novos atores estão sensacionais. O filme tem muito clichê, como por exemplo saldados com armas apontadas para um grupo atirando para matar mas ninguém em destaque morre. E outra coisa que me incomodou o filme todo foram as cobranças em cima do Thomas, sei que ele e o líder do grupo, mas isso me deixa com medo de tornar o personagem chato demais (como o Rick de TWD), "Thomas abre a porta" , "Thomas mantenha eles vivos", "Thomas tira a gente daqui". A questão é que não quero ver um filme solo do personagem Thomas, quero todos em ação. em Correr ou Morrer tínhamos um foco no grupo de pessoas e em Prova de Fogo o foco fica todo no protagonista, a história começa a se passar apenas no ponto de vista dele e a gente acaba esquecendo dos outros personagens em algumas cenas. Mas isso não deixa o filme ruim, pelo contrário, o filme está muito longe de ser ruim.

Os fãs dos livros vão ficar incomodados, é como se fosse uma história completamente diferente do segundo livro mas a essência principal continua ali. E apesar do filme ter várias características de outros grandes filmes e até mesmo de jogos, ele tem a sua própria identidade e a mantém do inicio ao fim. E a mensagem de reflexão de um mundo que não é tão distante do nosso se mudarmos o cenário, deixa bem claro uma crítica social da nossa realidade.

Se você gostou de Correr ou Morrer pode assistir Prova de Fogo sem medo, ele não é apenas um segundo filme que não agrega em nada na franquia, ele nos dá uma experiência boa como telespectadores. O cumpre o prometido no trailer.


8 comentários:

  1. Amei demais a crítica
    eu assisti o primeiro filme semana passada
    e vou assistir esse amanhã
    bom saber que não vou me decepcionar

    http://garotaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do primeiro pode assistir esse que você vai adorar.

      Excluir
  2. Eu gosto cada vez mais desses filmes de distopia, mas você falou uma coisa certa, o filme devia ter seguido aquele ritimo de focar mais no grupo e não só no Thomas. Mas gostei do filme.

    @sebo_virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha preconceito com esse tipo de filme, mas agora eu estou dando uma chance, e não tenho me decepcionado.

      Excluir
  3. eu achei o primeiro fraquinho mas esse foi muito bom

    ResponderExcluir
  4. Amei!! Sua crítica ficou muito boa. Essas coisas de filmagem e cor eu não sou boa para perceber hashahshahsa

    lendoversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei a perceber essas coisas depois que fiz aula de semiótica na faculdade.

      Excluir