Resenha: Livre para Recomeçar - Paola Aleksandra



Livre para Recomeçar é o mais recente lançamento da Paola Aleksandra. No seu segundo livro, a autora deixa de lado os clichês encontrados no gênero, criando uma trama envolvente e de certa forma única e especial. Confesso que comecei a leitura esperando algo previsível, e me surpreendi completamente. O livro se tornou um dos romances de época mais encantadores que já li.

Anastácia é uma mulher que carrega no corpo e na mente as marcas de um casamento abusivo, e, seu marido Jardel, a tem como uma propriedade. Após um acontecimento seguido de uma descoberta, Anastácia se torna uma ameaça para os planos do marido, mas logo em seguida é diagnosticada com histeria feminina aguda e internada em um hospício para alienados, na cidade do Rio de Janeiro. Anastácia passa três anos trancada no local. Quando ela foi internada, tudo que ela mais desejava era sair do hospício, mas com o passar do tempo, ela viu que aquele lugar era um refúgio longe do homem que destruiu sua vida.

Mas agora, ela tem a chance de recomeçar. Ao receber a notícia que seu marido está morto, Anastácia saí do hospício levando com ela sua melhor amiga e uma funcionária, com a ajuda de uma cunhada que Anastácia nunca soube da existência e uma madre. Juntas, essas mulheres planejam usar as terras e a herança de Jardel para criarem um abrigo, dispostas a ajudarem outras mulheres que assim como elas, também sofreram abusos ou foram abandonadas. E para colocar em prática todas as ideias, entra na história a Empreiteira de Sá, onde um dos sócios, Benício, toma a frente para tornar o abrigo real. Benício é um homem que carrega traumas familiares e vive preso no passado, mas ao encontrar Anastácia, ele consegue ter um pouco de esperança. O problema é que ela não está pronta para recomeçar nesse quesito, mas gostaria muito de estar.

O livro é narrado em primeira pessoa intercalando os capítulos pelos protagonistas. Apesar de se tratar de um Romance de Época, a história é cheia de representatividade, e o Brasil como plano de fundo, deixa a trama ainda mais encantadora. E o que falar dos personagens que ganharam meu coração? Os protagonistas  são adoráveis, é impossível não torcer pela felicidade deles, e digo isso não apenas como um casal, mas individualmente. Os personagens secundários roubam a cena em vários momentos, eles são extremamente importantes para que a trama fique mais envolvente. Mas com certeza, o que faz o livro ser tão especial é a escrita da Paola. Com uma narrativa madura e trabalhada na riqueza dos detalhes, a autora nos emociona com suas citações poéticas e delicadas. A trama nos traz uma mensagem linda sobre recomeços e lutas, e mesmo se passando no século XIX, a história nos inspira.



Postar um comentário