Resenha: O Lado Feio do Amor - Colleen Hoover

"A diferença entre o lado feio do amor e o lado bonito é que o lado bonito é mais leve. Faz você sentir como se estivesse flutuando. Carrega você. As partes bonitas do amor seguram você sobre o resto do mundo."

O Lado Feio do Amor, ou como eu gosto de chamá-lo, Ugly Love, é um New Adult da autora Colleen Hoover que se tornou a queridinha de muitos leitores do gênero. Para quem leu Slammed ou Um Caso perdido, vai perceber que esse livro se trata de uma história mais madura.

No livro somos apresentados a Tate uma garota adorável, trabalhadora e estudiosa que decide se mudar provisoriamente para o apartamento do seu irmão Corbin em São Francisco, afim de terminar seu mestrado em enfermagem. Assim que Tate chega na porta do apartamento ela se depara com um bêbado atrapalhando sua passagem, sem saber o que fazer, ela decide ligar para seu irmão em busca de ajuda e em alguns instantes ela o identifica como seu vizinho e melhor amigo, que se chama Miles pedindo para Tate deixá-lo entrar.  Miles trabalha como piloto de avião assim como Corbin. Ele é um rapaz bem reservado, misterioso e de uma aparência irresistível. Vale comentar que ele foge de relacionamentos, isso até Tate aparecer no seu caminho.

A atração entre eles vai aumentando a cada página, e Miles tenta a todo custo esconder o que está sentindo, até que ele não resiste e rouba um beijo de Tate. Disposto a não perder o controle, Miles propõe um acordo a Tate onde eles serão "amigos com benefícios", um relacionamento que se resume apenas em sexo com duas regras: Nunca perguntar sobre o passado e nunca esperar um futuro.
E Tate acaba aceitando o acordo, ao contrário do que todos pensam, ela é uma mulher forte e determinada a lutar por aquilo que deseja. Ela se apaixona por Miles, e em algumas partes eu até julguei ele como um cafajeste frio, mas aos pouquinhos fui entendendo o motivo dele nunca mais querer amar ninguém.

“É assim que que acontece quando uma pessoa desenvolve atração por alguém. Ele não estava em nenhum lugar e de repente, ele estava em tudo. Quer você queira ou não.”

O livro é narrado em primeira pessoa pela Tate, com capítulos que narram a história no presente, mas o livro vai intercalando com capítulos narrados pelo Miles, onde somos apresentados ao seu passado, a seis anos atrás, quando ele conheceu sua primeira namorada, a Rachel, e aos poucos vamos entendendo como ele conheceu o lado feio do amor. A cada capítulo narrado por ele, a curiosidade de saber o que realmente aconteceu com Miles só vai aumentando, mas já vou avisando que o mistério só acaba no finalzinho do livro.

Sobre os personagens secundários eu devo confessar que me encantei pelo Cap, um senhor que trabalha "pilotando" os elevadores do prédio onde os protagonistas moram, ele e Tate se tornam amigos e ele sempre tinha um conselho interessante quando ela falava sobre o "relacionamento" com Miles. E Corbin é um irmão tão protetor e ciumento mas mesmo assim fiquei ansiosa pela reação dele ao descobrir sobre Tate e Miles.

Neste livro a Colleen brinca com os nossos sentimentos, não somos apresentados a um simples romance, temos uma história sobre o poder do amor e como ele pode transformar as pessoas. Também nos deparamos com uma história sobre superação e coragem. E o grande diferencial do livro é a escrita da Colleen, ela consegue nos levar do riso ao choro em questão de segundos, é uma narrativa leve, emocionante e viciante. Diferente dos outros livros da autora publicados no Brasil, esse é o primeiro que eu realmente gostei e vou levar a história pra vida toda.

"Acho que, se um homem vivenciasse o lado mais feio do amor, nunca mais iria querer senti-lo novamente."

Mas uma coisa me deixou muito triste com relação ao livro físico. Quem lê as minhas resenhas sabe que eu nunca falei mal de nenhum trabalho das editoras, mas dessa vez não posso deixar de falar sobre as páginas brancas que me cansou bastante durante a leitura e me deixou com muita dor de cabeça, além de parecer uma edição econômica, achei um pouco caso com os leitores, e também tem a questão dos erros de português, é o primeiro livro que leio que possui tantos erros, a cada dois capítulos você encontra um erro. Enfim, parece que a editora correu para publicar o livro e acabou fazendo um péssimo trabalho. Mas mesmo assim quero agradecer a Galera por publicar esse livro encantador no Brasil.

E pra quem quer saber mais um pouquinho da história,  ela vai ser adaptada para o cinema ano que vem e já saiu o teaser :




4 comentários:

  1. Oi Mari! O livro é muito bom, tia Colleen sempre capricha. Mas concordo com o descaso da editora, é uma pena um livro tão bom com edição econômica e erros gritantes de português.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, sem dúvidas vou ler. A historia parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa resenha.
    Amei esse livro, confesso que chorei horrores lendo ele e terminei a leitura em somente dois dias, mais valeu a pena, apesar do começo ser um pouco incomum, amei.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana. Sua resenha está muito boa, mas tenho um pé atrás com essa autora, pois me recomendaram muito os livros da Colleen e eu li Métrica e achei uma estória normal e chata. Vale a pena ler esse livro?

    ResponderExcluir