Resenha: Belo Funeral - Jamie McGuire

"Nós somos um bando de loucos, porra. As mulheres têm que ter culhões pra amar a gente. E... às vezes é necessário perder alguém pra ter coragem de crescer e virar a pessoa que elas merecem."

"Belo Funeral" é o quinto livro da série "Irmãos Maddox", e é um spin-off de "Belo Desastre", onde conhecemos Travis, mas como a família Maddox é extremamente apaixonante, tivemos uma série onde cada livro contou a estória de um irmão Maddox. Em "Bela Distração" conhecemos Trenton Maddox (Trent), o irmão mais próximo de Travis, em "Bela Redenção" conhecemos Thomas Maddox, o irmão mais velho, em "Belo Sacrifício" conhecemos Taylor Maddox, um dos irmãos gêmeos, e em "Bela Chama" conhecemos Tyler Maddox, o outro gêmeo.

Agora em "Belo Funeral", vamos acompanhar como a família Maddox está após onze anos, desde que tudo começou. O livro tem capítulos narrados por todos os irmãos Maddox, e também por suas esposas.  Shepley Maddox e America também narram alguns capítulos, e Jim, o pai dos meninos, narra um capítulo lindo, que me fez chorar bastante.

Como já vimos nos livros anteriores, Travis trabalha para o FBI, e ele está fazendo de tudo para prender o chefão da máfia de Las Vegas, até que Travis quase morre em um acidente causado pelos capangas desse chefão, e para piorar ele descobre que eles queriam matar Abby, e eles ainda tinham fotos de todos os Maddox, incluindo os filhos de seus irmãos. 


"Eu me agarrava à esperança de que, depois que ela voltasse, pudéssemos realmente começar a trabalhar no que tinha dado errado."

Travis e Thomas ficam cientes de que toda a família corre perigo. Por isso eles forjam um plano para proteger todos e despistar os homens que estão atrás deles. O problema é que para o plano funcionar, eles vão ter que mentir para todos da família, e isso pode fazer com que eles nunca sejam perdoados.

Travis está prestes a se tornar pai pela terceira vez. Ele e Abby levam uma vida normal e agradável. E uma coisa que me deixou bem feliz, é que mesmo passando muito tempo, Abby e Travis continuam  se amando, da mesma forma de quando se conheceram. America e Shepley moram com seus três filhos, e nesse livro, a amizade deles com Travis e Abby será testada.

Thomas está vivendo um momento único com Liis, eles acabaram de ter Stella, a primeira filha do casal, mas Thomas vai precisar se afastar das duas para todos acreditarem na mentira, e isso vai fazer com que ele perca o primeiro mês de vida da sua filha. Tyler e Ellie vivem uma vida tranquila com um cachorro, dois gatos e um filho. O que eu achei bem interessante, é que Eliie foi a personagem mais problemática da série, e aqui ela é a mais sensata e consegue pensar com clareza em qualquer circunstância. 


"A vida não é linear, Filho. Cada escolha que fazemos se ramifica para fora da linha que estamos seguindo. E na ponta desse ramo sempre tem outro ramo. É uma sucessão de telas em branco, mesmo depois de um desastre."

Já Taylor e Falyn, não estão nada bem, ele ainda não aprendeu a controlar seu ciúme e sua raiva, e isso estava rendendo muitas brigas entre o casal, por isso, Falyn tomou a decisão de sair de casa junto com os dois filhos. Durante o livro, vamos acompanhar Taylor tentando reconquistar Falyn, mas não vai ser fácil, principalmente porque alguém do passado de Taylor vai aparecer, e isso vai deixar Falyn bem insegura.

Trenton é o único Maddox que não se tornou pai, ele e Cami tentam todo mês já faz um tempo, e a cada teste negativo, eles ficam mais tristes e frustrados. Trenton vai ser o irmão que mais vai sofrer com as revelações desse livro, e isso vai refletir na relação dele e de Cami, já que ela sabia de muitas coisas e nunca contou pra ele.

Quando a mentira é contada para dar início ao plano de Travis e Thomas, todos os Maddox se reúnem na casa de Jim, e os segredos de cada um, finalmente serão revelados. O que era para ser uma reunião para unir a família, acaba se tornando algo confuso e todos vão se desentender, até as mulheres dos Maddox vão passar por um momento de stress. 


"Trenton tropeçou alguns passos e abraçou os irmãos. Os gêmeos se juntaram a eles. Uma lágrima escorreu no rosto de Jim, e as mulheres também choraram. Um braço saiu do grupo e agarrou Shepley, puxando-o. Cobri a boca, sem saber se ria ou se chorava."

A família Maddox vai precisar passar por muitas coisas nesse livro, as brigas vão fazer com que cada personagem tome partido de um lado. Mas chega um momento da estória, em que todos vão ter que tomar uma decisão: ou eles continuam brigando e se afastando cada vez mais, ou eles vão se unir para juntar forças e superar as mentiras e duas mortes bem tristes que acontecem no livro.

O livro foi escrito em primeira pessoa, e todos os personagens descritos acima, narram a estória. Eu vi muitas resenhas negativas falando que a autora estragou muita coisa na estória que ela própria criou, mas eu vi de uma forma diferente. A Jamie nos mostrou que mesmo depois de um epílogo lindo, os problemas familiares continuam, e isso fez com que a família Maddox se tornasse real.

"Belo Funeral"  é uma montanha russa de emoções, o livro te leva do riso ao choro, em questão de segundos. E o final é arrebatador, triste mas necessário. Sobre a escrita da Jamie, é impossível achar um defeito. Como essa mulher escreve bem, desenvolve a estória com um enredo bem encaixado. A diagramação está simples, sinalizando os capítulos apenas com números e o nome de quem está narrando. E sobre a capa, está belíssima como todas da série. A capa transmite uma leveza e um dá um alívio para o título e a estória em si, que é bem pesada.

Todos os livros envolvendo a família Maddox, foram publicados aqui no Brasil pela Verus Editora. 


3 comentários:

  1. Adorei, Mari. Eu ainda não li pq estou com medo dessas mortes

    ResponderExcluir
  2. Terminei o livro ontem e achei que ela se perdeu na personagem da camile... e também acho que ficou no ar que podia ser mais.

    ResponderExcluir