Resenha: Tarde Demais - Colleen Hoover

"Como posso desejar e trabalhar tanto para ter uma vida normal, e ainda assim continuar caindo bem no meio dessa merda? É uma porcaria de maldição."

Tarde Demais Demais da Colleen Hoover, é um livro bem diferente dos demais da autora. Aqui temos algo mais intenso, uma estória bem pesada, cheia de cenas de violências e abusos. Em Tarde Demais Demais, vamos conhecer Sloan, Carter e Asa. E se prearem, os três personagens deixam marcas que são impossíveis de serem apagadas.

Sloan é uma jovem que vive em um relacionamento abusivo com Asa, um traficante, machistas e sem caráter. Sloan sofre todos os tipos de abuso calada, pois ela tem um irmão com necessidades especiais, e Asa é sua única opção para bancar o tratamento. Mas com a chegada de Carter, tudo muda.

Carter é um policial disfarçado que está em uma missão para prender Asa, mas Sloan vai ser seu ponto fraco. Ele se apaixona por ela, o que torna tudo muito perigoso para o seu trabalho, sem falar que isso coloca a vida de Sloan em risco. Ela vê no Carter uma esperança de sair daquela situação, mas ao mesmo tempo, ela sabe que depende financeiramente de Asa, e ela é capaz de tudo para proteger seu irmão.

Asa é o maior traficante de drogas da região, ele se acha invencível e jura amar Sloan verdadeiramente. O problema é que estamos falando de um amor doentio, ele abusa sexualmente e psicologicamente dela, nunca perde uma oportunidade para humilhar e trair ela. E no fundo, ele se acha o dono da razão, e sabe que terá Sloan para sempre perto dele. Ao longo da estória, o relacionamento deles vai ficando cada vez pior, e Asa começa a perceber algo entre Carter e Sloan, deixando Carter cada vez mais ansioso para acabar com tudo. Mas Asa é bem esperto, e parece sempre estar a um passo na frente deles.

"O amor não é encontrado. O amor encontra. O amor o encontra no perdão após uma briga. O amor o encontra na empatia que você sente por outra pessoa. O amor o encontra no abraço que vem depois da tragédia. O amor o encontra na celebração depois de derrotar uma doença. O amor o encontra na devastação depois de se render a uma doença."

Acompanhar esse relacionamento abusivo foi angustiante, várias cenas me incomodaram bastante, me causando repulsa.  Mas apesar da trama intensa e pesada, o livro é viciante, e a escrita da Colleen faz a leitura valer a pena. Os capítulos são narrados pelos três protagonistas, e isso fez toda diferença na estória. Gostei bastante de saber o ponto de vista dos três, me fez aprofundar mais no enredo.

Outro ponto positivo de ter capítulos narrados pelo Asa, é a mensagem que a autora passa sobre o fato do agressor ser sempre o culpado, não importa as circunstâncias. Mas teve pontos negativos também, eu achei que a autora trabalhou muito bem o Asa, mas deixou Carter e Sloan um pouco de lado, eles giravam só em volta do Asa, não tiveram uma identidade própria. E apesar da estória acabar aproximadamente na página 250, ainda temos um epílogo bem grande, um prólogo após o epílogo, e em seguida, outro epílogo. Eu odiei isso, achei que deixou a estória bem cansativa no final, além de acrescentar cenas desnecessárias.

No geral, trata-se de um livro envolvente, cheio de reviravoltas e com um enredo criativo, mas não é uma leitura para todos.


Um comentário:

  1. tenho muita vontade de ler, mas tenho medo por ser pesado demais, vou esperar o momento certo.

    ResponderExcluir