Resenha: A Lista do Ódio - Jennifer Brown

❝E foi assim que começou a famosa Lisa Negra:como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração.No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava.❞

A Lista do Ódio da autora Jennifer Brown, é um livro intenso e reflexivo que nos mostra o impacto de nossas atitudes na vida do próximo, e sobre como é importante saber lidar com a parte feia e dura da realidade.

No livro, vamos encontrar duas narrativas: passado e presente pelo ponto de vista da Valerie. Ela e seu até então namorado, sofriam constantemente bullying no ambiente escolar. Apesar disso chatear Valerie, ela não fazia ideia do quanto isso afetava seu namorado, Nick, um garoto carinhoso que possuía uma grande conexão com ela. Valerie e Nick tinham um caderno onde anotavam nomes dos seus agressores, mas nada que fosse levado muito à sério da parte dela.

Até que um dia, após Nick ficar sabendo que mais uma vez Valerie foi vítima de bullying, ele abre fogo contra seus colegas de escola, matando cinco pessoas e deixando várias feridas, inclusive sua namorada, que ele acertou acidentalmente quando ela estava tentando impedir ele de continuar, e após isso, ele comete suicídio. O que chama atenção, é que Nick não escolheu seus alvos na hora, ele atirou nas pessoas que tinham seus nomes na "lista" criado por ele e Valerie, e isso automaticamente fez dela uma suspeita.

No presente, acompanhamos uma Valerie completamente quebrada, tentando recomeçar mas ao mesmo tempo pressa no passado, tentando descobrir o que ela deixou passar que não percebeu as intenções de Nick. Após um verão longe da escola e fazendo terapia, chegou o momento dela voltar a estudar, mas isso não será nada fácil. Agora, ela está totalmente sozinha, recebendo vários julgamentos, ninguém acredita que ela não teve culpa de nada, até mesmo seus pais. Sem o apoio de ninguém, ela acaba realmente se sentindo responsável pelo que aconteceu, ao mesmo tempo que defende que Nick também foi uma vítima.

Angustiante, essa é a palavra que defino o livro do começo ao fim. A narrativa sincera, sem exageros e sem romantização, traz um toque bem realista. E mesmo se tratando de temas bem pesados, a escrita sensível, envolvente e cheia de empatia, faz com que seja impossível largar a leitura. E eu amei como a autora de forma bem direta conseguiu passar uma mensagem importante sobre como somos capazes de afetar outras pessoas de maneiras que jamais poderíamos imaginar. E fica aquele lembrete: ser gentil sempre.

A Lista de Ódio foi publicado no Brasil pela Editora Gutenberg, e apesar de ser um livro jovem,  eu indico para leitores de todas as idades, por sua importância. Mas vale ressaltar que antes de ler, é preciso estar ciente que se trata de uma história cheia de gatilhos.

OBS: Essa leitura foi um projeto da @gerberaliteraria , e a resenha foi escrita antes do atentado em Suzano, mas como não queria pegar onda no sensacionalismo, segurei a resenha e decidi não acrescentar nada nela após as notícias.


Postar um comentário