Resenha: Aposta Indecente - Matilda Wright

"Reconhecia, com horror, que começava a amá-lo... como podia um homem que tinha prometido fazer dela sua amante, mesmo contra sua vontade, exercer tal fascínio sobre ela?"

Aposta Indecente, da escritora Matilda Wright, é um romance de época que se passa em 1854 na luxuosa Paris. Aqui temos uma história diferente da demais do gênero, onde a autora foca nos conflitos emocionais com reviravoltas externas.

Em Aposta Indecente, vamos conhecer o marquês Louis de Villeclaire, um homem rico e bonito que aos 35 anos ainda está solteiro curtindo uma vida de libertinagem nos bordeis de luxo e também, com mulheres casadas. Mas essa vida leviana está prestes a mudar quando Louis ganha uma aposta do Sr. Duvernois, que vem a falecer em um duelo por consequência de outra aposta.

No livro também vamos conhecer Catherine Duvernois, que acabou presa em um casamento com o Sr. Duvernois, e como se já não bastasse, vivia uma vida miserável ao lado dele. Por isso, quando ela recebe a notícia que ficou viúva, ela sente um certo alívio.  O que dura pouco, já que Louis aparece e ela descobre que tudo que pertencia ao marido, agora é de Louis, incluindo ela.

O marquês esperava encontrar uma viúva idosa, mas ao se deparar com a jovem e bela  Catherine, ele fica completamente encantado e curioso para saber o motivo dela ter se casado com um homem velho. Louis logo deduz o tipo de mulher que era ela, e então, tem a ideia de fazer dela sua amante, já que ele não consegue tirar Catherine da cabeça. Mas ela fica toda ofendida e mesmo contando como foi parar nesse casamento, Louis não consegue realmente acreditar nela.

Ambos sentem-se atraídos um pelo outro, mas a desconfiança de Louis atrapalha tudo. Ele resolve manter Catherine em sua residência de campo, enquanto ele volta para Paris com o intuito de descobrir a verdadeira origem de Catherine. Enquanto isso, eles ficam afastados e Louis vai vivendo sua vida normalmente, ao lado de uma bela amante (a melhor personagem), além dele se meter em uma tremenda encrenca e cair em um golpe para se casar.

Aposta Indecente, me cativou por se destacar em relação a outros romances de época, mas trazendo elementos comuns do gênero. E eu gostei bastante da forma como a autora trabalhou os sentimentos dos personagens, e como eles foram amadurecendo no seu tempo certo. Foi meu primeiro contato com o trabalho da autora, e eu achei a escrita dela deliciosa. O enredo é bem estruturado, os personagens são cativantes e envolventes, mas, achei que o foco da história se perdeu com Louis em Paris. Catherine ficou apagada na trama, o romance ficou esquecido, e tudo girava em torno de Louis, sua amante e a noiva golpista.

Apesar do ponto negativo, em linhas gerais, gostei bastante do livro e recomendo para os amantes do gênero. Mas não esperem uma linda história de amor e um mocinho de tirar o fôlego, e sim um livro bem escrito e leve que mostra os verdadeiros conflitos de um libertino.


Postar um comentário