Resenha: #Transvivo - Juca Xavier


#Transvivo, publicado pela Editora Nua, é o primeiro livro de Juca Xavier. Livros de poesia me encantam por trazer um apelo sentimental que convergem com as minhas emoções, por isso, quando recebi o convite da editora para ler #Transvivo, fiquei bem empolgada.

O livro reúne poemas escritos pelo autor quando ele enfrentou sua crise de identidade, por isso, trata-se de uma leitura profunda, e até mesmo angustiante. Os poemas do Juca Xavier, em suma, abordam sua relação com o espelho, com seus familiares e a testosterona. Assim, lemos sobre aceitação, preconceito e repressão. Tudo isso de forma direta e sincera, é perceptível que o autor usa toda sua liberdade de expressar seus sentimentos e angustias através das palavras, fazendo com que o leitor também sinta.

Confesso que apesar de empolgada com a leitura por conta do gênero, comecei a ler de forma despretensiosa, já que pela sinopse, imaginei que não fosse o público alvo do livro. Mas logo nas primeiras páginas, o autor já fala que não escreveu os poemas para um público específico, e que na verdade, ele nunca soube ao certo o que seria feito deles. E a partir desse ponto, percebi que estava bem equivocada com a sinopse, é uma leitura necessária para qualquer pessoa.

Apesar de ser uma leitura rápida e fluída, achei angustiante e durante a leitura me senti bastante inquieta. Com tanta informação hoje em dia, a gente sabe dos obstáculos que uma pessoa trans precisa enfrentar, mas é bem diferente de ler relatos sobre se reencontrar no seu corpo, na sua personalidade, sobre lutar para ser aceito do jeito que você é, a relação com a testosterona, o que não é um processo fácil.

O livro é bem reflexivo,e eu gostei bastante de acompanhar como Juca vai desenvolvendo seus poemas, em alguns, é bem perceptível que ele já se sente mais seguro, mais maduro, apesar da sua luta diária, podemos perceber uma evolução. Eu consegui tirar uma mensagem linda desses poemas sobre aceitação, transformação e principalmente, empatia. E no final, a palavra que definiu a minha leitura foi orgulho, não apenas do autor, mais de milhares de pessoas que passam pelo mesmo que ele.

Foi uma leitura rápida, envolvente e cheia de aprendizados. Por isso, para quem gosta de obras rápidas e repletas de mensagens importantes, #Transvivo é uma ótima dica.


Postar um comentário