Resenha: A Noiva Fantasma - Yangsze Choo



A Noiva Fantasma de Yangsze Choo, é uma leitura que te surpreende de todas as formas possíveis, trazendo a encantadora experiência de viajar pelo mundo dos mortos e conhecer melhor a cultura oriental. A história se passa na Malaia, em 1893, e apesar do título, já vou adiantando que não se trata de um romance.

No livro vamos conhecer Li Lan, uma jovem que nasceu em uma família rica, mas após a morte de sua mãe, seu pai perdeu o controle das finanças, e nos últimos anos, eles passaram a ser uma família com a situação financeira lamentável. O livro começa com o pai de Li Lan perguntando se ela gostaria de se casar com o herdeiro da família Lim e se tornar rica e poderosa, mas há um detalhe inusitado, o noivo está morto. Em alguns países na Ásia, esse costuma era comum, as noivas fantasmas existiam com o intuito de tranquilizar o espírito daqueles que partiram.

Li Lan não agrada dessa ideia, mas a família Lim não vai desistir tão fácil. Tentando se aproximar da jovem, a mãe do noivo fantasma passa a convidar Li Lan para alguns eventos em sua casa, e desde então, Li Lan passa a ter sonhos com o falecido, e todos parecem ser bem reais. Além dela começar a ter um interesse pelo primo do falecido. E para piorar, Li Lan descobre que seu pai deve muito dinheiro para a família Lim.



Narrado em primeira pessoa, Li Lan nos dá uma aula de cultura sobre sua perspectiva. Achei a leitura bem enriquecedora, já que a autora detalha bem os costumes, crenças, lendas, vestimentas e objetos da região. Isso foi o que mais me chamou atenção no livro, me mostrando o quanto é legal ler livros com culturas diferentes. O livro começa bem despretensioso, de modo que a trama vai se construindo aos poucos, mas depois, as consequências das atitudes da protagonista, a leva para o mundo dos mortos, e aí que a autora constrói e explora muito bem o universo dos mortos. Li Lan é aquela personagem que te surpreende com todo seu amadurecimento.

Confesso que achei a narrativa arrastada em algumas partes, mas em nenhum momento eu senti vontade de parar a leitura, pelo contrário, eu queria saber como Li Lan ia sair das situações. O livro não é nenhum pouco previsível, e apesar de parecer ser uma fantasia, eu achei que se encaixa em um romance sobrenatural, já que temos muita comunicação com o mundo dos mortos. O enredo é surpreendente e a edição do livro está maravilhosa, assim como todas as edições da DarkSide.


Postar um comentário