Bate-Papo Literário com a Pam Gonçalves


Olá leitores!

No dia 26 de novembro, eu participei de um bate-papo literário com a autora e booktuber Pam Gonçalves. O evento aconteceu na Livraria Favorita, localizada na cidade Três Rios, que é bem perto da minha cidade. Eu fiquei sabendo do evento através de uma amiga que conheci no Instagram, a Setephany (@stebookaholic, vale muito a pena seguir), mas minha presença só foi possível, porque a Livraria Favorita guardou uma senha pra mim. Fiquei bem triste quando anunciaram que as senhas seriam distribuídas no dia 21, e não tinha como eu sair da minha cidade em dia de semana só para pegar a senha, mas o pessoal da livraria e a Stephany foram uns amores comigo, e fizeram de tudo para me ajudar a ir.


O evento começou com uma sessão de bate-papo em uma sala de cinema, que fica do lado da livraria. A Pam falou um pouquinho sobre ela e sobre seus livros, depois o microfone ficou aberto para perguntas. O que eu mais escutei neste dia, eram pessoas que tinham o sonho de escrever um livro, e queriam dicas, a Pam falou que as editoras investem em quem já tem uma presença, seja nas redes sociais,ou por exemplo na Amazon, então o ideal é criar seu espaço na internet e mostrar que existem pessoas que confiam no seu trabalho. Outra coisa muito importante, é que ela falou para fugir de editoras que cobram pela sua publicação, pois hoje em dia as editoras sérias estão investindo cada vez mais na literatura nacional, entrar em uma editora através de pagamento pode ser um prejuízo tanto financeiro quanto profissional. E uma dica importante que a Pam deu para quem quer escrever um livro, é prestar atenção na escrita do seu autor (a) preferido (a), e ver como ele constrói o enredo. 


Outra coisa que perguntaram, é se "Boa Noite" teria continuação, e ela falou que não, mas que existem dois personagens no livro que tem muito para contar sobre suas vidas, e pode sim ter um spin-off. E sobre "0 Amor Nos Tempos de Likes", ela falou que tem espaço para ter uma continuação, mas para isso acontecer, os leitores precisam pedir para a editora. E quando perguntaram se ela pretende escrever outras histórias, ela fez cara de suspense e falou que está com planos para 2017, ou seja, acho que vamos ter mais livros da Pam no ano que vem.
Depois do bate-papo, teve sessão de autógrafos, e a foto acima é de um momento bem engraçado. Assim que eu entreguei os livros ela perguntou: "Você já leu?", e eu respondi "Sim, O Amor Nos Tempos de Like não", mas assim que eu falei sim, ela me perguntado se eu tinha gostado, e ficou parecendo que eu só gostei de "Boa Noite", ela me olhou super assustada e perguntou "COMO ASSIM NÃO GOSTOU?" HAHAHAHAHAHAHA. 


A Pam autografou seus dois livros, "Boa Noite" e "O Amor Nos Tempos de Likes". Ela é super simpática, educada e bem tímida. Eu já conheci vários autores, mas com a Pam foi bem diferente, eu acompanho o canal dela já faz um tempinho, e de certa forma me sinto um pouco íntima dela, mas por outro lado, a Pam sempre esteve atrás de uma câmera, e deve ser bem diferente ter esse contato pessoalmente com seus fãs. Mas ela tratou todos super bem, conversou e abraçou todo mundo que estava na fila. E o evento foi muito bem organizado, o pessoal da Livraria Favorita estão de parabéns, eu já quero participar de todos os futuros eventos organizados pela livraria. 




3 comentários:

  1. NOSSA!
    Eu amo a Pam, eu também acompanho o canal dela.
    Ainda não li os livros mas quero muito.
    E queria uma oportunidade de conhecer ela, que sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    que bom que tudo deu certo e você conheceu a Pam. Eu adoro esses eventos.

    ResponderExcluir
  3. Eu não acompanho com frequência o canal dela, mas de vez em quando dou uma passadinha por lá e entre os canais literários eu vejo o dela como um dos melhores. Quero ler boa noite, parece ser bom.

    ResponderExcluir