Resenha: Depois Do Que Aconteceu - Juliana Parrini

"Dizem que quando a saudade não vai embora é porque resolveu ficar, e não adianta, em hipótese alguma, dizer ao coração o que ele deve fazer. Às vezes ele é cruel e nos leva para um mundo totalmente desolador."

"Depois Do Que Aconteceu" é o primeiro livro de uma duologia escrita pela autora Juliana Parrini. No livro vamos encontrar uma história sobre perdas, superação e sobre o poder que o amor tem de transformar as pessoas.

Em "Depois Do Que Aconteceu", vamos conhecer Isabel, uma jovem fotógrafa que mora no Rio e que passou o último ano sofrendo e fugindo de uma vida social, pois em todos os lugares que ela vai, ela tem fortes lembranças de uma vida perfeita que ela tinha. Isabel encontrou o grande amor da sua vida e foi correspondida. Quando ela estava prestes a se casar e com planos para ter filhos com Alex, aconteceu alo que mudou tudo, e agora Isabel acredita que nunca mais será feliz.

Depois de um ano vivendo uma vida solitária e triste, as melhores amigas de Isabel conseguem tirar ela de casa, mas não adianta, seus pensamentos sempre voltam para Alex. Isabel foi abandonada pela mãe quando ainda era criança. seu pai a criou e os dois tem uma relação bem próxima. Cansada de se esconder e vendo a preocupação das pessoas que a amam, ela resolve que chegou a hora de superar e tentar seguir em frente. Isabel acompanha seu pai em uma viagem para São Paulo, lá ela resolve mudar seu visual e enquanto ela está andando e fotografando na Avenina Paulista, um estranho esbarra nela, ela cai, machuca a mão e sua câmera quebra.

"O maior problema de um coração partido é que ele nos faz definhar aos poucos."

Daniel Clark é um americano que mudou para o Brasil quando tinha dez anos, e quando ele esbarra em Isabel, ele fica completamente interessado nela e preocupado por ter quebrado sua câmera. Daniel marca um encontro com Isabel dando a desculpa de que ele precisa entregar uma câmera nova para ela. A atração entre os dois é imediata e irresistível, e pela primeira vez em um ano, Isabel se permite sentir algo novamente.

Mas o problema é que Isabel teve que voltar para casa, mas ela não consegue tirar Daniel da cabeça, e o pior, ele não entrou em contato com ela. Até que um dia, Daniel aparece no local onde Isabel trabalha, e a partir desse dia, a tristeza que Isabel sentia, perde espaço no seu coração, e ela só consegue pensar em viver uma nova paixão, decidida que quer ter algo sério com Daniel. Mas o problema é que Daniel esconde uma coisa que vai partir novamente o coração de Isabel, e ela descobre da pior forma possível.

"Depois Do Que Aconteceu" é uma montanha russa de emoções, O livro é narrado em primeira pessoa e pelo ponto de vista da Isabel. Os capítulos vão intercalando entre o presente e o passado, e isso foi um ponto bem positivo no livro, porque vamos acompanhando a história da Isabel com o Daniel, e também a história dela com o Alex,  conforme vamos lendo os capítulos sobre o passado, vamos descobrindo o que realmente aconteceu, e isso deixou a história bem real, mostrando como o destino pode ser cruel e despertando a curiosidade do leitor para descobrir o que de fato aconteceu.

"Já cheguei à conclusão de que o erro está em tentar tirar da cabeça algo que está no coração. É simplesmente impossível. Preciso de mais. Preciso de mais tempo para superar tudo, e é nisso que eu me apoio dia após dia."

O livro tem uma carga emocional bem forte, a escrita da Juliana Parrini é ótima, e a maneira como os fatos são apresentados e abordados, faz com que o leitor crie uma conexão com a personagem principal. O livro está bem diagramado, não possui nenhum erro de português, e eu amei a capa, a fotografia usada traz uma certa melancolia e ao mesmo tempo remete um sensação de liberdade, e sem contar que a presença do Cristo Redentor deixou a marca nacional bem presente no livro.

"Depois Do Que Aconteceu" foi publicado pela Suma de Letras, e eu indico o livro para todos que gostam de uma história inesquecível com uma pitada de mistério e romance.


3 comentários:

  1. Li esse livro e a continuação e super amei. Você vai adorar o final

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Eu fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o Alex, mas confesso que não me agrada muito esse enredo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana, tenho esse livro aqui em casa e estou aguardando a chegada do segundo para iniciar a leitura. Mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir