Crítica: The Alienist - 1ª Temporada


The Alienist é uma série americana que retrata Nova York no século XIX , mais especificamente quando começam acontecer assassinatos de meninos que trabalhavam como prostitutos. Surge na cidade o primeiro serial killer (o termo ainda não era usado), e como na época o departamento de polícia da cidade não estava preparado para lidar com os assassinatos devido as irresponsabilidades, além da corrupção, quem assume as investigações é o alienista Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), junto com o ilustrador John Moore (Luke Evans) e Sara Howard(Dakota Fanning), a primeira mulher a trabalhar no departamento de polícia de Nova York.

O trio começa as investigações, usando métodos legais e ilegais, comprando brigas com famílias influentes e o próprio departamento de polícia, sem deixar que nada os intimide. Mas claro que mexer com quem tem o poder vai render vários obstáculos, além disso, a investigação vai mexer bastante com a cabeça deles, principalmente do alienista Laszlo Kreizler. No começo de cada episodio, temos a explicação do termo alienista, que são pessoas que tratam de alienados. Naquele época, quem tinha alguma doença mental, era tratado como alienado da sociedade.


Eu fiquei surpresa com a qualidade da série, a direção de arte é bem fiel, e junto com a fotografia linda, rendem várias cenas charmosas e que nos fazem entrar realmente para o contexto da época. Apesar da trama principal ser a psicologia do assassino, os roteiristas conseguiram introduzir pequenas tramas paralelas, que enriqueceram ainda mais a série. E o clima investigativo não fica chato em nenhum momento. E outra coisa que me surpreendeu, foram os ângulos da filmagem em várias cenas, caminhando e detalhando tudo, fazendo com que diálogos desnecessários fossem substituídos por imagens interessantes.

E no meio do clima investigativo, a série retrata bem o machismo, o preconceito e o descaso com os menos favorecidos de uma forma real e que causa um incômodo, nos fazendo alguns questionamentos importantes. As diversas camadas dos personagens principais vão sendo trabalhadas no decorrer da primeira temporada, através de um show de atuação. Todo sentimento dos personagens são transmitidos não apenas através dos diálogos, mas dos olhares e gestos.


A série é baseada no livro "Alienista" de Caleb Carr, os dez episódios da primeira temporada estão disponíveis na Netflix, e eu indico para quem gosta de thrillers psicológicos bem construídos.


Um comentário:

  1. Eu não gosto de série sobre investigação nem thriller, mas comecei assistir por ser de época.
    Apesar de não ter terminado, eu gostei muito da série.

    ResponderExcluir