O Lago Negro - Juliana Daglio

"Dizem que o passado é algo que vive dentro de você, por mais esforço que faça para esquecê-lo. Dizem que ele molda seu futuro, que influencia suas decisões e que acaba passando a fazer parte de quem você é, não importando o que escolheu fazer com ele."

O Lago Negro é o primeiro livro da série que também se chama O Lago Negro, escrita pela autora Juliana Daglio. No livro temos uma história bem misteriosa, sombria e muito envolvente.

Em O Lago Negro vamos conhecer Verônica, uma jovem que perdeu o pai quando era criança, e desde então ela não se lembra de alguns fatos que aconteceram no seu passado, mas ela sabe que algo muito grave aconteceu para tirar a sua sanidade. Devido aos problemas psicológicos que Verônica carrega, ela faz uso de remédios que ajudam a controlar suas pertubações.

O Livro começa quando Verônica e seu namorado, Enzo, chegam em Lagoana, uma cidade no interior de São Paulo, com características bem peculiares. Lagoana é uma cidade bem úmida, o sol nunca aparece, e o céu está sempre nublado, além da cidade carregar muitos mistérios envolvendo mortes de alguns moradores.

O motivo da mudança, é que ambos vão estudar na UFI (Universidade Federal Interiorana de Lagoana), Enzo vai fazer Direito e Verônica, Jornalismo. Logo que eles chegam em Lagoana, eles ficam sabendo que os moradores não gostam de ter contato com os estudantes. Mas tem um motivo bem específico que fez Verônica ir para Lagoana, e isso envolve o livro que ela está escrevendo. E aí chegamos em um ponto bem importante e legal do livro.

"Há algo errado com meu cérebro. Ele tem tudo para conseguir o que quiser, mas está sempre estancado no mesmo lugar. Ele me faz avaliar demais as pessoas antes de me relacionar com elas; me faz sombria, taciturna, estranha demais para ter amizade com qualquer um."

Em O Lago Negro temos uma história dentro de outra, isso mesmo. Enquanto vamos acompanhando os acontecimentos da vida de Verônica, somos presenteados com capítulos do seu livro. Verônica sempre sonhou com seus personagens, e algumas vezes até ouvia eles, mas ela nunca conseguiu passar sua história para o papel, e quando ela chega em Lagoana, a escrita dela começa a fluir.

Verônica fica incomodada com o fato dos moradores não gostarem dos estudantes, e ela resolve tentar quebrar essa barreira. Na primeira visita oficial a Lagoana, Verônica descobre que os moradores carregam várias perdas que aconteceram de maneira bem trágica, e quando ela está voltando para a faculdade, ela vê um casarão abandonado e resolve chegar perto, nos fundos da casa ela vê um enorme lago negro.

O problema é que Verônica sonha com esse lago desde quando era criança, e ele é um elemento fundamental do seu livro. Ela descobre que a casa não está abandonada, e que a família que mora ali é bem estranha, mas eles tratam Verônica muito bem e até oferece um emprego de babá, e assim Verônica mantém um certo conato trabalhando com essa família cheia de segredos.

O lago negro foi só o começo, aos pucos Verônica vai descobrindo que a sua história tem muita relação com fatos que aconteceram em Lagoana, e que ainda estão acontecendo. Verônica passa boa parte do livro tentando lidar com sua mente perturbada, os mistérios de Lagoana, problemas no relacionamento e novas amizades.

"Quando você tem uma ideia, um pensamento, ou um insight, eles sobem e descem escadas com você o dia todo. Ficam à espreita em cada uma de suas frases, assombram seus momentos de silêncio e se manisfestam até no breve escurecer de sua vista no piscar dos olhos."

O livro é dividido em três partes, a primeira e a terceira são narradas por Verônica, em primeira pessoa, e a segunda é narrada por Liam, um amigo de Verônica, e que tenta ajudá-la descobrir o que está acontecendo. E como já citei, também temos capítulos do livro que Verônica está escrevendo. A escrita da Juliana é bem envolvente e dinâmica, ela criou uma história bem original, diferente de tudo que já li, eu entrei realmente na história, consegui me envolver emocionalmente com os personagens, e a cada capítulo eu ficava tentando achar respostas para os acontecimentos. O Lago Negro é um livro que te prende do início ao fim, e é o primeiro livro que eu leio que não tem nenhuma parte da história bobinha ou desnecessária.

E para complementar o quanto esse livro é magnífico. a Editora Arwen fez um trabalho excelente. A diagramação do livro está impecável, a capa é uma das mais lindas da minha estante, a fotografia e a edição deixam ela bem misteriosa e sombria, assim como a história, e as imagens dentro do livro estão lindas.

O Lago Negro foi publicado pela Editora Arwen, e o segundo volume da série, Submersão, já está em pré-venda no site da editora.



7 comentários:

  1. Oi Mariana!

    Não é o tipo de livro que eu estou acostumada ler, mas é bom sair da zona de conforto. Adorei a resenha e adorei conhecer melhor O Lago Negro. Parabéns pelas fotos.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bem dramático. Gosto de personagens com distúrbios psicológicos. Vai pra minha listinha de próximas leituras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, eu ainda não conhecia esse livro. Parece que é aquele livro que todos deveriam ler, sei lá rs. Você falou muito bem dele, me deu uma curiosidade pra conhecer a Verônica. Suas fotos estão cada vez mais lindas.

    ResponderExcluir
  4. Comprei O Lago Negro na promoção de Tiradentes, e o livro é lindo mesmo, desde a capa até a última folha. Ainda não li, mas sua resenha me animou bastante a ler ele logo.

    ResponderExcluir
  5. Que capa mais linda, acho que eu leria só de olhar essa beleza. Já conhecia o livro e a autora, falam muito bem da escrita dela na outra série que ela tá publicando pela Arwen também, mas ainda não tive o prazer de ler nada dela.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa boa ler uma resenha assim!
    Só tenho a agradecer pela oportunidade de ler meu livro, e pelo amor em resenhá-lo com tanto carinho. Adorei o blog, adorei as fotos, estou nas nuvens!!

    <3

    ResponderExcluir
  7. Linda resenha! Parece ser um livro super misterioso. Fico feliz em saber que você não encontrou trechos desnecessários na estória e que a estória lhe prendeu do início ao fim. Não é bem meu estilo favorito de leitura, mas por ser um livro nacional irei dar uma chance.
    Abraços!

    https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir