Primeiras Impressões: O Garoto do Cachecol Vermelho - Ana Beatriz Brandão


Olá Leitores!
Na semana passada, a autora Ana Beatriz Brandão, abriu inscrições para blogs que tinham interesse em receber um arquivo contendo as primeiras páginas do seu novo lançamento, O Garoto do Cachecol Vermelho, e para minha felicidade o Enquadrando Livros passou na seleção, e hoje vim falar minhas primeiras impressões do livro com base nas páginas lidas.

Sinopse: Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo.

De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho...

Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.


Melissa é uma jovem de pela morena, quase negra, olhos castanhos escuros e cabelos crespos. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da nossa protagonista, o que torna bem fácil desvendar tudo que ela sente e pensa. Melissa é praticamente emancipada, seu pai faleceu e sua mãe, Regina, é uma cirurgiã famosa que nunca está presente, ela vive viajando para ajudar pessoas carentes que não tem condições de pegar um convênio médico, mas para Melissa, essas pessoas tem preguiça de ganhar o próprio dinheiro. Exatamente isso que você está pensando, além de rica e mimada, a Melissa também é preconceituosa com as pessoas de classe inferior a sua.

Mas é evidente que a sua vida não é um mar de rosas. Logo na primeira página é possível perceber o quanto a Melissa é sozinha e carrega um sentimento de vazio. Ela divide o seu tempo entre os treinos de balé, faculdade e noites de bebedeiras, e ela acorda praticamente todos os dias de ressaca. Nas páginas que narram a noite de Réveillon, percebemos o quanto nossa protagonista é egoísta, ela usa seus "amigos" sem nem se preocupar com os sentimentos deles. Melissa toma atitudes sem pensar no quanto aquilo pode afetar outras pessoas.

Nessa mesma noite de Réveillon, o caminho de Melissa cruza com o de um garoto com cabelos loiros encaracolados, olhos azuis da cor do céu e que usa um cachecol vermelho. O garoto se chama Daniel, ou pode ser DaniDani, como os leitores o apelidaram carinhosamente. Daniel é um artista, e ele estava desenhando uma mandala no asfalto, perto de onde Melissa estava vendo a queima de fogos, ela acha aquilo um absurdo, um ato de vandalismo, e o seu primeiro encontro com Daniel foi um completo desastre, terminando com ela estragando a arte de Daniel.

Depois do Réveillon, conhecemos um pouco mais sobre o amor que Melissa tem pelo balé, o seu sonho de entrar na Juilliard, e como ela se esforça para conseguir realizá-lo. Os dias se passam e as aulas na faculdade retornam, e adivinhem só quem Melissa encontra no primeiro dia de aula? O nosso querido Daniel, e mais uma vez o encontro entre eles é marcado por confusões e palavras grosseiras da parte de Melissa. Mas Daniel não se abala com as ofensas, e até faz uma espécie de vingança com ela. Daniel entrou na sala de aula da Melissa para convidar os alunos para visitarem o ABRELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica), e ainda pede para todos os alunos saldarem Melissa, que se voluntariou a ajudar no projeto. E é claro que Melissa fica furiosa, mas ela não pode desmentir, isso não seria bom para sua imagem.

A leitura foi até essa parte, e eu estou morrendo de vontade de saber o que vai acontecer daqui pra frente. A escrita da Ana é bem fluída e dinâmica, a cada página você sente aquela vontade de ler mais e mais. E a riqueza em detalhes é impressionante, você sente que faz parte da história, a Ana sabe descrever tudo sem torna o pingo batendo na janela desnecessário, muito pelo contrário, tudo que eu li fez a história clarear na minha mente. Foram poucas páginas lidas, mas superaram todas as minhas expectativas.


E quem ainda não conhece a Ana, ela tem quase dezessete anos, e já tem dois livros lançados pela Novo Século, Sombra de Um Anjo e Caçadores de Almas. E agora a Ana vai lançar O Garoto do Cachecol Vermelho pela Verus Editora, e o lançamento vai ser na Bienal do Livro de São Paulo, no dia 27 de agosto às 15:00 horas, no estande do Grupo Editorial Record. E fiquem ligados, porque as senhas serão distribuídas a partir de 10:00 horas no próprio estande, e as primeiras pessoas a chegarem, vão ganhar brindes exclusivos. E quem não vai ter a oportunidade de conhecer pessoalmente a Anna, pode comprar o livros dela nos links abaixo e se apaixonar também por essa história incrível.









5 comentários:

  1. Todo mundo está comentando sobre esse lançamento, eu ainda não conhecia nada sobre O garoto do cachecol vermelho, adorei o Dani já de cara, mas a Melissa, eu não sei não. Parece ser uma história bem interessante, aguardo a resenha completa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Que capa mais linda, fiquei curiosa para ler. Ainda não conheço os outros livros da autora, mas adorei sua descrição sobre a escrita dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, eu li Caçadores de Almas e me encantei pela escrita da Ana. É impressionante como ela consegue escrever vários gêneros. Vou no lançamento com certeza, a Ana merece.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana!

    Parabéns, o post ficou show. Deu uma invejinha por você já ter lido umas páginas rs. No sábado estarei lá, e espero conseguir os brindes.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho ela adicionada em meu facebook e sempre vejo coisas a respeito do livro, estou bem ansioso para ler.
    http://brancobolcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir