Resenha: Blogueiras.com

“Ser blogueira pode ter seus altos e baixos, mas são momentos como esse, de reconhecimento, que fazem tudo valer a pena.”

"Blogueiras.com" é uma antologia organizada pela escritora e blogueira, Thati Machado. No livro vamos encontrar oito contos de oito escritoras e também blogueiras. Cada conto possui uma história diferente, a única semelhança entre eles, é que em todos, vamos acompanhar a vida de um personagem que está inserido na blogosfera.

O primeiro conto do livro é "Arrisque-se", escrito pela Marina Mortani. Nele vamos acompanhar a blogueira Bárbara, que é brasileira e está em Londres a convite da Netflix. Durante a viagem ela vai conhecer Peter, um homem lindo e misterioso que vai despertar o melhor dela. Mas no decorrer do conto, percebemos que Peter pode não ser quem ela pensa que é.

"Arrisque-se" foi o primeiro conto, e eu me vi apaixonada pela história. E o final, me deixou bem curiosa e nervosa, eu quero muito descobrir os segredo que cercam o personagem Peter. Esse foi um dos meus contos preferidos, o cenário de Londres e a personagem Marina me encantaram, sem contar que eu achei a narrativa bem fluída.

O segundo conto, "Sentimentos às Avessas" escrito pela Larissa Azevedo, é o mais intenso do livro. Nele vamos conhecer Amanda, uma jovem que sofre de depressão e várias vezes durante o dia ela pensa em cometer suicídio. O terapeuta da Amanda pede que ela escreva o que está sentindo em um diário e ela adapta a ideia para um blog.  Durante o conto vamos acompanhando o desabafo da personagem em seu diário virtual, eu me senti uma leitora da Amanda.

“Mas a verdade é que cada um sabe o tamanho da sua dor e sente de uma forma única. Ter depressão não te faz inferior a ninguém”

Aos pouquinhos, Amanda vai percebendo que existem pessoas que passam pelo mesmo que ela e que estão acompanhando suas postagens. Como já falei, o conto é bem intenso, é real e nos faz refletir como o assunto depressão é sério. Foi bem complicado acompanhar a trajetória da personagem, a cada linda eu torcia pra ela se curar. O conto mexeu bastante comigo, e a Larissa não poupou palavras, o que torna tudo mais real e emocionante.

O terceiro conto, "A Vida me Trouxe", é da Raffa Fustagno. e foi escrito em terceira pessoa. Um diferencial dos outros contos, é que ele vai mais para o gênero de fantasia. Nele vamos conhecer a Mafalda, uma blogueira que está passando por um momento difícil na sua vida após mais um término de namoro. As coisas mudam quando um desconhecido aparece no seu quarto falando que é o seu personagem literário preferido.

Primeiro Mafalda pensa que é uma brincadeira, mas aos pouquinhos ela vai entendendo que é possível um personagem sair das páginas dos livros, mas claro que existe uma regra para isso. O conto mexe com nossa imaginação de leitor. Durante a leitura eu só conseguia pensar nos personagens que eu traria para minha realidade. Eu achei a escrita da Raffa bem madura e elaborada. O enredo muito bem construído, e por mais que seja fantasioso, é fácil de comprar a história.

No quarto conto, "Segredos da Valentina", escrito pela Thati Machado, vamos acompanhar a história da youtuber Valentina. Ela é bem dedicada ao seu trabalho e tem muitos fãs na internet, mas agora ela está passando por uma situação complicada, o término do seu namoro com Alec, e seus fãs shippavam muito o casal "Valec". Valentina é convidada para ir até Los Angeles para cobrir a pré estréia de um filme, e lá ela é vítima de assédio, e o agressor é o ator principal do filme. Quando ela expõe a situação para seus fãs, alguns até apoiam ela, mas outros são completamente machistas e ignorantes.

“A vida é curta demais para não se viver, e a perfeição está no simples fato de existir.”

Para ajudar, Valentina contrata uma assessora. Ella passa a ajudá-la e em pouco tempo elas se tornam amigas, mas uma forte atração entre elas começa a surgir, Será que é o começo de um novo casal? E como será que os fãs vão reagir? Nesse conto a Thati aborda vários temas atuais que precisam ser discutidos. Eu amei a história e a narrativa, e o final é lindo.

"TT" é o quinto conto do livro e escrito pela Adrieli Almeida. Nele, vamos acompanhar a atrapalhada Lila, que tem uma irmã vlogueira. Sua irmã não pode deixar o filho sozinho para cobrir um evento de k-pop, por isso ela pediu Lila para ir no seu lugar. Por conta de um errinho no crachá, Lila vai passar por momentos únicos e engraçados.

A personagem vai se descobrir durante as atrapalhadas que o erro no crachá vai proporcionar. Esse não foi um conto que eu me identifiquei de cara. Sou leiga no assunto k-pop, mas ele não deixa de ser bom. é o conto mais divertido do livro, e o final é tão amorzinho, é o tipo de história que aquece o coração dos leitores.

E chegamos no sexto conto, "Perfeição em Existir", da nossa autora parceira, Thays M. de Lima. Nele vamos acompanhar a blogueira Helena durante uma viagem em Gramado, no Rio Grande do Sul. Durante um passeio no Museu de Cera, Helena conhece Enzo, um ex ator que sofreu um acidente e acabou perdendo parte da sua beleza física. Aos poucos, Helena consegue se aproximar de Enzo, e passa a entender sua dor. E claro que ela vai tentar mostrar para ele o verdadeiro sentido de perfeição.

Eu não sei se é por conhecer os gostos literários da Thays (acompanho ela no blog e youtuber já tem um tempinho), mas eu senti que esse era o típico romance que tira o fôlego dos leitores. Sou apaixonada por romances, por isso, esse foi meu conto preferido do livro. A Thays consegue passar sentimentos através da escrita, e o conto possui muitos quotes que emocionam e nos faz refletir. E apesar do personagem masculino ter uma história tensa e dramática, a narrativa leve e fluída da Thays não torna a história muito tensa.

“São as nossas imperfeições que nos moldam.”

"Canal Aline Cordeiro" é o sétimo conto do livro, e escrito pela Mari Scotti. Aline é uma youtuber que faz de tudo para ganhar seguidores e sonha em viver do seu trabalho na internet. O problema é que toda essa ficção por ganhar fama está afastando ela do seu filho que é apenas uma criança. Aline é uma personagem sonhadora mais um pouco imatura.

Toda obsessão da Aline por ganhar seguidores acabou afastando a verdadeira essência da youtuber que ela queria ser. E uma coisa que achei diferente na personagem, é o fato dela ser religiosa, nos livros que leio isso não é muito comum. Nesse conto, Aline vai precisar rever seus conceitos e suas prioridades. Eu nunca tinha lido nada da Mari Scotti, e fiquei apaixonada pela escrita simples e leve dela. O conto é rico em detalhes, foi fácil imaginar todas as cenas.

O oitavo e último conto, "Conversas Literárias", escrito pela Teca Machado. No conto vamos conhecer Clara, dona de um blog literário que se chama StarBooks. A história começa quando Clara usa um computador novo para postar uma resenha no seu blog, e de repente ela se vê dentro do livro e com o poder de mudar o rumo das histórias.

Esse é mais um conto que mexeu com minha imaginação de leitora. Eu fiquei desejando um computador desse para me teletransportar para Hogwarts (ainda bem que sonhar não paga, haha). Foi uma leitura agradável e o conto é muito bem escrito.

No geral, posso dizer que "Blogueiras.com" foi um livro que atendeu e superou todas as minhas expectativas. São oito contos com a mesma temática e que conseguem se diferenciar completamente um do outro. E a cada novo conto, eu fiquei mais encanta e ansiosa com as histórias. Todos os contos foram bem elaborados e desenvolvidos



4 comentários:

  1. Adorei Mari!
    Não sabia desse livro, achei uma gracinha a capa. É por qual editora?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Parece ser um livro ótimo
    Fiquei curiosa com o conto que traz os personagens pra realidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,


    Fico muito feliz em saber que gostou da Mafalda, e recomendo que assista A Rosa Púprura do Cairo, um filme lindo que me inspirei para fazer essa história. Resenha fofa, cheia de sentimentos.
    Beijos
    Raffa Fustagno
    A Menina que Comprava Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, xará! hahaha

    Amei sua resenha e fiquei muito feliz em saber que se apaixonou por Arrisque-se! Obrigada por compartilhar como se sentiu em relação aos personagens e a narrativa! :D

    Super beijo,
    Mariana Mortani
    youtube.com/magialiteraria

    ResponderExcluir