Resenha: Ilusão - Jas Silva

"Talvez o meu erro tenha sido colocar nossa amizade em primeiro lugar, ignorar o desejo que sentia e deixá-la acreditar que meu ciúme nada mais era  do que uma forma de cuidado. Só que não era."

"Ilusão" é o primeiro livro da trilogia Os Montenegro, escrita pela Jas Silva, nossa autora parceira. No livro vamos acompanhar duas histórias de amor, uma sobre aquele amor que transforma nossa juventude, e outra sobre aquele amor que começa de uma amizade e surge nos lugares mais prováveis.

Em "Ilusão" vamos conhecer Mariana, a caçula da tradicional e rica família Montenegro. Mariana perdeu seus pais e teve que conviver com um irmão autoritário e uma irmã que fingia que ela não existia. Com dezenove anos, Mariana era a amazona mais promissora do estado de Santa Catarina. Essa era sua paixão, ficar horas no haras da sua família, longe de todas as regras dos seus irmãos.

Mariana é o tipo de pessoa que age de acordo com o coração, e isso muitas vezes causa a impressão dela ser impulsiva. Seu comportamento gera muitas discussões dentro de casa, afinal ela tem um nome a zelar. Seu maior apoio depois da morte da pai, é Guilherme, melhor amigo dela, e logo nas primeiras páginas percebemos que Guilherme é apaixonado por Mariana. Mas ela parece não perceber, pois só tem olhos para outra pessoa.

"Meu amor estava gravado em cada gesto e palavra de carinho. O pior era que essa situação havia extrapolado todos os limites, e eu era o único que poderia resolvê-la: ou lutava pela gente ou desistia de uma vez."

Mariana é completamente apaixonada por Henrique e faz questão de deixar claro toda vez que eles se encontram. Henrique pensa que é apenas um jogo de flertes e não leva Mariana a sério. Ele é doze anos mais velho que Mariana, é um homem calculista, charmoso e não se deixa desviar dos seus objetivos facilmente. Henrique trabalha para a empresa da família Montenegro, por isso ele nem pensa em ter nada com Mariana, pois se o irmão dela descobre, seus planos serão destruídos.

Até que um dia, Henrique não resiste as investidas e perseguições de Mariana, e em um momento de desejo ele acaba se relacionando sexualmente com ela. Mariana fica animada e pensa que é o começo de algo sério, já Henrique vê isso como uma ameaça para seu futuro, e durante mais uma perseguição de Mariana, ele entrega a jovem para seus irmãos, e isso faz com que eles a mandem para Portugal, com uma passagem somente de ida.

Mariana teve que viver longe de tudo que ela mais amava, e durante todo tempo que ela ficou sozinha em Portugal, seu único apoio foi Guilherme, que sempre largava tudo para visitar ela. Mas agora, depois de cinco anos, Mariana descobre que Henrique está prestes a se casar com sua irmã, por isso ela resolve voltar para o Brasil. Ela está disposta a tentar pela última vez conquistar o homem que ela sempre amou, e também ela vai revelar um segredo que manteve durante todos os anos que morou em Portugal, e esse pequeno segredo pode mudar a vida de todos da família Montenegro.

"O que eu sei é que você precisa parar de fantasiar um amor que não existe e olhar um pouco mais ao seu redor antes que seja tarde demais."

Mas quando Mariana volta ao Brasil, as coisas não saem como ela imaginava. Ela passa a viver com Guilherme, Henrique não a quer por perto e muito menos sua irmã. Mariana fica completamente perdida e sem saber o que fazer. Guilherme está disposto a lutar pela pessoa que ele sempre amou, e quer mostrar para Mariana que os dois podem dar certo juntos.

Mas nem tudo vai ser fácil para nossa protagonista. Mariana aos poucos vai entrando nos assuntos familiares, e ela vai precisar lidar com mentiras, traições, farsas e segredos sobre sua verdadeira origem. Sem falar que ela vai descobrir quem ela realmente ama, mas quando isso acontecer, pode ser tarde demais.

"Ilusão" é escrito em primeira pessoa, e temos capítulos narrados por vários personagens, o que eu gostei, pois vemos o ponto de vistas não apenas dos protagonistas. Outra coisa que eu gostei bastante, foi a relação muito bem desenvolvida entre passado e presente. Acompanhar o amadurecimento da Mariana, e mesmo assim ver que ela não perdeu sua personalidade sensível e impulsiva, foi bem cativante. A autora consegue mostrar que o amor pode mudar com o tempo, e além disso, eu adorei acompanhar dois "amores" diferentes pelo ponto de vista da Mariana.

"Por fim, cheguei à conclusão  de que vencer as barreiras que ela erguia, até mesmo sem perceber, exigiria mais autocontrole da minha parte."

Com um enredo bem construído, que envolve presente e passado, e alguns personagens carismáticos que são "gente como a gente", o livro possui diálogos fofos que dão um alívio nos momentos de drama e tensão. E na trama também temos muitas cenas sensuais. A escrita da Jas Silva é bem elaborada, detalhada na medida certa e muito fácil de ser lida, isso tornou a leitura extremamente gostosa.

"Ilusão" é o primeiro livro da trilogia Os Montenegro, que está sendo publicada pela Astral Cultural. Os próximos livros da trilogia irão contar as histórias dos irmãos da Mariana, e eu já estou bem ansiosa para ler.


6 comentários:

  1. Parabéns pela parceria.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marii.
    Fiquei bem curiosa com o desfecho da estória, o livro parece ser bem interessante, e eu já suspeito do pequeno segredo da mariana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana!

    Parabéns pela parceria! A resenha ficou ótima, e o livro parece ser realmente bom. Fiquei curiosa pra saber com quem Mariana fica no final. Eu ainda não conhecia o livro mas já vou colocar na minha listinha aqui.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    já me apaixonei pelo livro sem ler
    eu já tinha ouvido falar dessa trilogia
    mas não imaginei que fosse tão boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda, Mari!!! Muito feliz que tenha gostado, já já teremos o livro do Marcos! ❤️��

    ResponderExcluir