Resenha: Sem Juízo - Emma Chase

"O amor da juventude é forte. O primeiro amor é poderoso. Mas o que a gente não sabe quando é jovem - e é impossível saber - é quão longa a vida realmente é. E a única coisa certa na vida, além da morte e dos impostos, é que ela muda."

"Sem Juízo" é o primeiro livro da série Legal Briefs, escrita pela autora Emma Chase. No livro vamos acompanhar uma estória sobre dois amores, mas sem necessariamente termos um triângulo amoroso.

O livro começa contando a estória de Stanton e sua namorada Jenny. Os dois se conhecem desde criança e se amam muito, e agora no último ano do colegial eles estavam planejando o futuro na faculdade, Jenny ficaria na cidade para cursar enfermagem e Stanton queria estudar direito em Nova York, e depois da faculdade voltaria para casar com Jenny. Mas o problema é que uma gravidez não planejada pode fazer com que esses planos mudem. Stanton está disposto a desistir da faculdade para ficar com a sua amada e seu filho, mas Jenny não quer que ele desista dos seus sonhos.

Stanton e Jenny fazem um acordo, ela vai ter o bebê e com a ajuda de seus pais, vai fazer faculdade e criar a criança, e ele vai para Nova York e quando se formar, volta para casar com ela. Durante esse tempo, os dois estão em um relacionamento aberto, eles podem sair com outras pessoas, mas quando Stanton vai visitar Jenny, os dois são exclusivos.

Já no terceiro capítulo, vamos acompanhar como está a vida dos nossos personagem dez anos depois. Stanton está em Washington, ele virou um advogado bem sucedido, e mesmo distante, ele é um bom pai. Ele não voltou para sua cidade, por isso, ele ainda não casou com o amor da sua vida. A relação aberta dos dois se tornou um comodismo. Fica claro que eles não querem as mesmas coisas, mas Stanton acha que Jenny vai esperar ele para sempre, que um dia ela vai sair da cidade que ama e ir morar em Washington com ele.

"E então sinto uma força, o desejo de tê-lo nos meus braços e dizer que tudo vai ficar bem. O desejo de vê-lo abrir aquele sorriso maravilhoso outra vez. Aquele meu lado que é sua amiga quer realmente ajudá-lo."

Durante esse tempo, Stanton teve muitos casos com mulheres diversas, mas no ponto atual da estória, ele possui uma amizade colorida com Sofia. Os dois são colegas de trabalho, possuem uma química forte e são melhores amigos. Sofia sabe que é apenas uma distração para Stanton, e que ele tem uma filha e uma mulher por quem é realmente apaixonado. Isso não incomoda ela, pois ela também só quer tirar vantagem dessa amizade com benefícios.

Stanton estava com a vida perfeita seguindo o caminho que ele sempre sonhou, até que um dia ele recebe um convite de casamento de Jenny e de um cara que ele nunca gostou. Ele entra em desespero e resolve ir atrás de Jenny para impedir que seu grande amor se case com outro. E para ajudar a reconquistar Jenny e mostrar que os dois são perfeitos um para o outro, Stanton pedi para Sofia ir junto com ele. No primeiro instante, Sofia diz não, mas o seu lado amiga e que quer ver Stanton feliz, fala mais alto e ela aceita ir junto com ele e ajudá-lo com Jenny.

Stanton está disposto a tudo para impedir o casamento, e junto com Sofia, ele vai para a cidadezinha onde Jenny mora. Sofia ajuda Stanton a mentar a calma e não fazer besteira. Durante a viagem vamos conhecendo melhor a personagem, Sofia é uma mulher madura e decidida, aos pouquinhos ela vai percebendo que ao ajudar Stanton, a amizade colorida deles vai acabar, e isso a deixa trsite, não apenas por conta do sexo, mas ela começa a sentir que é apaixonada por ele, e só agora que ela está a ponto de perdê-lo, que ela percebe.

"Isso é um eco do passado, do que fomos um dia, das promessas que fizemos, da paixão que vivemos. Mas um eco não é real, não podemos criar uma vida com base nele. Um eco é só a memória de um som."

Stanton não tem tempo de perceber os sentimentos de Sofia, pois ele está ocupado demais tentando fazer Jenny desistir do casamento. A vida toda Stanton pensou que Jenny fosse a mulher da vida dele, e o comodismo de um futuro juntos, faz com que ele não percebe que o verdadeiro amor está bem do seu lado.

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalando o ponto de vista de Sopia e Stanton. Eu nunca tinha lido nada da autora, e eu amei a escrita dela. Os diálogos são ótimos, e todos os personagens são bem construídos, até mesmo os secundários. E uma coisa que eu amei, é que a autora conseguiu fazer uma relação entre passado e presente muito boa.

A mensagem que o livro traz sobre o amor é cativante, como eu falei no começo da resenha, vamos acompanhar duas estórias de amor, uma sobre aquele amor puro, inocente e jovem, e outra sobre o amor ideal, aquele que nos mostra como o destino nos reserva surpresas. Acompanhando a trajetória de Stanton e Jenny, percebemos que o amor pode mudar com o tempo, e as vezes a solução é deixar quem você ama livre, para ser feliz.

"Sem Juízo" foi publicado no Brasil pela Universo dos Livros, e eu indico a leitura para quem gosta de narrativas envolventes, personagens carismáticos e estórias sensuais.


3 comentários:

  1. Li uma série desse autora e amei a narrativa dela.
    Fiquei bem animada em ler esse livro.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana!
    Eu gostei da personagem principal, e parece que é um livro muito bom. A universo fez muita propaganda desse livro, estou ansiosa pra ler.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!! Fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir