5 Dicas de Romances de Época


Olá leitores!

Desde quando li meu primeiro romance de época, "O Duque e Eu", me apaixonei pelo gênero. Por isso, resolvi compartilhar cinco romances da minha estante que são perfeitos para quem curte ou quer começar a ler o gênero.

Romance de Época

"além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances." (Fonte)

  • O Duque e Eu

Sinopse

Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.
Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Como já falei no início do post, "O Duque e Eu" foi meu primeiro romance de época lido. Ele é o primeiro da série Os Bridgertons, onde cada livro vai conta a estória de um irmão, que no total são oito, isso mesmo, oito irmão e um livro para cada um, mais um nono livro com epílogos de toda família Bridgerton. Não indico apenas o primeiro livro, mas a série toda. A autora Julia Quinn tem uma escrita bem fluída, criando estórias divertidas com pegadas hots, personagens encantadores e romances deliciosos. Eu super indico "O Duque e Eu" para quem quer começar a ler o gênero, tenho certeza que Julia Quinn é capaz de conquistar o coração de qualquer leitor.

  • O Príncipe Corvo


Sinopse

Ao descobrir que o conde de Swartingham visita um bordel para atender suas “necessidades masculinas”, Anna Wren decide satisfazer seus desejos femininos... com o conde como seu amante 
Chega uma hora na vida de uma dama... 
Anna Wren está tendo um dia difícil. Depois de quase ser atropelada por um cavaleiro arrogante, ela volta para casa e descobre que as finanças da família, que não iam bem desde a morte do marido, estão em situação difícil. 
Em que ela deve fazer o inimaginável... 
O conde de Swartingham não sabe o que fazer depois que dois secretários vão embora na calada da noite. Edward de Raaf precisa de alguém que consiga lidar com seu mau humor e comportamento rude. 
E encontrar um emprego. 
Quando Anna começa a trabalhar para o conde, parece que ambos resolveram seus problemas. Então ela descobre que ele planeja visitar o mais famoso bordel em Londres para atender a suas necessidades “masculinas”. Ora! Anna fica furiosa — e decide satisfazer seus desejos femininos… com o conde como seu desavisado amante.

"O Príncipe Corvo" é o primeiro livro da Trilogia dos Príncipes escrita pela Elizabeth Hoyt. No livro vamos acompanhar um romance de época maravilhoso, que se passa na Inglaterra em 1760, com personagens cativantes e passagens bem sensuais. Essa foi minha última leitura do gênero, e entrou para minha lista de favoritos.  A escrita da autora faz a estória fluir naturalmente, tornando a leitura leve, agradável e envolvente.  A estória tem tudo que faz um romance de época ser perfeito, personagens bem desenvolvidos, um enredo criativo e um romance que não surge daquela foma melosa como estamos acostumados a ler. As cenas sensuais são bem escritas e criativas para o gênero. Sem falar que a edição do livro está linda demais, vale a pena ter na estante.

  • Seduzida Por Um Guerreiro Escocês

Sinopse

Eveline Armstrong é imensamente amada e protegida por seu clã, mas as pessoas a consideram diferente, pois apesar de ser linda e encantadora, a moça sofreu um acidente que lhe causou sequelas não só psicológicas, mas também físicas, visto que ela ficou surda. Satisfeita com sua vida reclusa, ela aprendeu a ler lábios e permitiu que o mundo a enxergasse como uma tola. Contudo, quando um casamento arranjado a torna esposa de Graeme Montgomery, integrante de um clã rival, Eveline aceita seu destino - despreparada para os deleites que viriam. Enredado pelos mistérios de Eveline, cujos lábios silenciosos são cheios de tentação, Graeme vê seu casamento ameaçado devido às rivalidades entre clãs e agora deverá enfrentar inúmeras adversidades para salvar a mulher que lhe despertou tanto amor.

"Seduzida Por Um Guerreiro Escocês" é o primeiro livro da trilogia Montgomery e Armstrong, escrita pela autora Maya Banks. No livro vamos encontrar a história de um amor puro que tem o poder de quebrar as barreiras impostas pelo sentimento de vingança e de pré conceitos. "Seduzida Por Um Guerreiro Escocês"  é perfeito para quem adora o gênero, personagens fortes e que lutam pelo que acreditam, intrigas e um bom romance. E a condição especial da personagem feminina, deixa tudo ainda mais encantador. As batalhas territoriais e os mistérios dão um toque especial e contribuem para o diferencial da estória. E eu indico também o segundo livro, "O Mais Desejado dos Highlanders", que segue a mesma linha do primeiro, trazendo uma protagonista com problemas mas forte e determinada.

  • O Amor nos Tempos do Ouro

Sinopse

"Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

"O Amor nos Tempos do Ouro" é um romance de época nacional com um toque mais pesado, escrito pela Marina Carvalho, que decidiu mostrar eventos brasileiros da época. O livro é encantador e a personagem feminina é uma das mais fortes que já conheci no gênero. O livro traz uma estória bem construída e desenvolvida que agrada muito aos leitores. Mas não indico o livro para os iniciantes no gênero, pois trata de uma estória mais intensa, contando sobre um período histórico que o Brasil não deve se orgulhar.

  • O Refúgio o Marquês

Sinopse

"Agora você é meu refúgio e, com certeza, o mais belo".
Henrik e Caroline não poderiam ser mais diferentes.
Ele, o Marquês de Bridington, é um homem selvagem e inapropriado, que vive há anos no campo, fugindo dos fantasmas do seu passado obscuro e repleto de segredos.
Ela, Caroline Mooren, a Baronesa de Clarington, é uma jovem destemida, com um passado doloroso, que recebe a missão de reformar a mansão e talvez o marquês, ao menos é o que a marquesa viúva espera.
Ele é um caso perdido. Ela é uma mulher com um futuro incerto. Mas juntos, eles se completam e acendem a chama da paixão, que ambos acreditavam estar completamente extinguida, trazendo à tona segredos e temores que ambos escondem.
Se reerguer sob o peso do passado será uma batalha que ultrapassará os limites do refúgio que o marquês pensa ter construído, mas será que o amor é capaz de ultrapassar tantas barreiras e vencer, ou eles perderão tudo outra vez?

"O Refúgio do Marquês", é o primeiro romance de época publicado pela Editora Charme. No livro vamos encontrar personagens com personalidades fortes, e um romance lindo e conturbado. Os diálogos entre todos os personagens são bem escritos e divertidos. Acho que é impossível colocar em palavras o quanto a escrita da Lucy Vargas é incrível, ela criou um enredo que se encaixa do início ao fim, e tudo que está no livro, faz parte da construção da estória e dos personagens, nenhuma trecho do livro é desnecessário. O segundo livro já foi publicado, mas ainda não li, apesar de ter certeza que é bom.

E essas são minhas dicas de romances de época. Espero que tenham gostado do post, e deixem nos comentários mais dicas do gênero, vou adorar!


3 comentários:

  1. Desses eu só li os livros da Julia Quinn, mas queria ler O Principe Corvo e O Amor nos Tempos do Ouro. Os outros também parece ser bons.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Gostei muito dos livros!
    De todos li O Duque e Eu, O Príncipe Corvo, e O Amor nos Tempos do Ouro.
    Mas quero muito ler os a Maya,
    parecem ser ótimos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana, eu nunca fui de ler romance de época, o gênero nunca me chamou atenção. Mas depois de ler Perdida eu comecei a ter interesse, mas ainda não li. Acho que também vou começar com O duque e eu, e anotar as outras dicas. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir