Resenha: Querubins - A Rebelião da Luz - Martha Ricas

"Pecados. Falhas. Rebeldia. Essas palavras me perseguiam, não importava a hora o dia ou noite, onde estava ou com quem. Tê-las transformado em ações me levaram até ali."

"A Rebelião da Luz", é o terceiro livro da série "Querubins", escrita pela nossa autora parceira, Martha Ricas. Os livros da série podem ser lidos independente, pois cada um possui uma estória própria com um desfecho no final. Em "A Sentença da Espada" (resenha aqui), e em "A Balança do Coração" (resenha aqui), eu me encantei pela escrita da autora, e com o terceiro livro, não foi diferente.

Em "A Rebelião da Luz", vamos conhecer Hana, uma jovem que a vida inteira teve que lidar com as inúmeras cobranças vindas de sua família. Os pais da jovem nunca deram atenção nem carinho para a filha, eles sempre estavam trabalhando em busca de mais dinheiro, e quando tinham um contato com a filha, era para humilhar a garota. Isso fez com que Hana desenvolvesse sérios distúrbios psicológicos, entre eles estão a depressão, bulimia e tendências suicidas. 

Hana abandonou sua família e foi viver em um bairro humilde de Tóquio. Ela passa seus dias trancada em um apartamento todo bagunçado, sem forças para sair da cama e sem motivos para viver. Ela apenas espera pela morte. Mas a vida de Hana está prestes a mudar com a chegada de um misterioso vizinho que está disposto a ajudá-la.

"Sei que acha que não teve muitas escolhas na vida, Hana. Que tudo sempre foi muito injusto, que ninguém se importa, mas, no final, o que resta é a sua escolha diante de todas as coisas."

O novo vizinho de Hana é Salatatiel, um querubim guerreiro que tem como missão fazer Hana entender que não está totalmente sozinha no mundo e encontrar seu amor próprio. Para isso, Salatiel vai compartilhar lembranças desde sua criação, como começou sua amizade com Chaya e Ashira (querubins os livros anteriores), até a maior batalha que o céu já teve, a rebelião de Lúcifer. 

No decorrer do livro, vamos acompanhando duas estórias em primeira pessoa, o passado de Salatiel, e o de Hana. Os capítulos narrados por Salatiel são cheios de ações e emocionantes. Já os narrados por Hana, possuem uma carga dramática pesada, mas a autora consegue transmitir com uma certa leveza. A estória dela é traçada como um quebra-cabeça, onde cada detalhe vai se encaixando e nos leva para um final esperado mas ao mesmo tempo impressionante.

Por já ser fã do trabalha da Martha, eu comecei a leitura com as expectativas bem altas, e me surpreendi. O livro é maravilhoso, com uma trama super envolvente, personagens bem desenvolvidos e uma ritmo de leitura agradável. E apesar do livro e tratar de uma fantasia, a personagem Hana passa por coisas bem reais, que muitas vezes podem causar um certo desconforto no leitor (como ataques e pânicos e crises de bulimia e anorexia), mas isso é extremamente necessário para seguir com a trama da personagem.

"É difícil conviver com o fracasso, seja ele em qualquer etapa da vida. Pode ser que a minha visão seja generalizada, devido ao meio que cresci, mas pelo que sei, a maioria das pessoas vive sob esse julgo disfarçado. Quase não se fala sobre isso, pois é um dever natural de todos buscar a evolução até a perfeição, desde os primeiros passos."

De modo geral, posso falar que amei a narrativa da autora e as cenas de ação que ela criou nas batalhas. Mas o que mais gostei no livro, foi a personagem Hana, seus conflitos, seu envolvimento com personagens secundários do seu passado, e principalmente a forma como a autora soube abordar assuntos sérios, fazendo com que o leitor embarque em uma montanha russa de emoções.

A edição do livro está impecável, começando por uma capa linda e instigante. Por dentro, temos uma ilustração de um querubim guerreiro para finalizar os capítulos, e no começo de cada um, temos uma ilustração linda de assa acompanhada com o título do capítulo.

"Querubins - A Rebelião da Luz"  foi publicado pela Editora Pendragon, e eu indico a leitura para todos que gostam de estórias bem elaboradas sobre anjos e conflitos internos. 


4 comentários:

  1. Como sempre o blog com ótimas resenhas.
    Agora você despertou minha curiosidade, Mari,
    amo livros sobre anjos caídos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana!

    Adoro livros de anjos, essa história parece ser muito interessante. Mas o que me chamou atenção foi a personagem principal, deve ser horrível ler sobre esses ataques psicológicos, mas que bom que a autora soube abordar bem. Muito boa a resenha.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É preciso ler os outros livros da autora para ler esse?
    Porque gostei das coisas que você falou do livro, quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas e resenha maravilhosa! Obrigada ao blog pelo profissionalismo e comprometimento de sempre.

    ResponderExcluir