Resenha: Nunca Olhe Para Dentro - Amanda Ághata Costa

"Crescer machuca. Crescer exige deixar muitas características pelo caminho. Você não pode crescer e carregar tudo consigo. Ou deixa para trás ou segue em frente"

"Nunca Olhe Para Dentro" é mais um livro incrível da nossa autora parceira, Amanda Ághata Costa. É fato que a autora sempre me surpreende com suas histórias bem escritas e envolventes, mas dessa vez, tive a sensação de estar lendo algo mais emocionante e maduro. O livro vai muito além de um romance clichê, é uma história com muitas reviravoltas e cheia de sentimentalismo.

"Nunca Olhe Para Dentro" começa com um prólogo narrado em primeira pessoa, e bem rico em detalhes. Nele conhecemos a protagonista Betina, uma menina encantadora e que é amada por seus pais. Apesar de ainda ser criança, Betina é apaixonada pela pintura e já é considerada uma artista de sucesso. Devido a  essa paixão, Betina classifica as pessoas através das cores (no livro temos uma tabela com o significado das classificações). 

Aos oito anos, os quadros de Betina estavam em uma exposição, e ao saírem da galeria, acontece um acidente e o carro da família caí em um lago. Betina foi a única sobrevivente, e um tempinho depois, o caso foi arquivado, deixando o pai de Betina como culpado. E para piorar, a guarda da menina foi para única parente viva, Cecília, irmã da mãe e Betina.


"Ninguém nasce preparado para perder, não importa o que seja. Todos nascem com o intuito de ganhar. Ganhamos mais experiências, mais desejos, mais momentos, ganhamos tudo o que todos ganham. Agora, quando nos deparamos com a perda, nunca estamos prontos para ela. Tentamos adiar ao máximo."

Nos capítulos seguintes, acompanhamos a história doze anos após esse trágico acidente. Betina está morando com a tia, e apesar dela seguir todas as ordens e a tratá-la com respeito, sua tia sempre a maltrata e a humilha. Sua Cecília a proibiu de pintar, e apesar dos abusos psicológicos, Betina também sofre abusos físicos da tia e de seu namorado.

Betina aparenta ter uma vida normal apesar de tudo que sofre nas mãos da tia. Ela é estudante de psicologia, faz estágio e tem dois amigos incríveis. Mas Betina nunca esqueceu do acidente, e ver o caso sendo arquivado e seu pai como culpado, fizeram com que sua busca por justiça continuasse depois de anos.Tudo que Betina deseja, é encontrar o verdadeiro culpado pelo acidente que matou seus pais.

Os momentos felizes na vida de Betina, são aqueles que ela está acompanhada dos melhores amigos, Paola e Caio. Os três estudam na mesma sala e são inseparáveis. Porém, mais uma vez a vida de Betina está prestes a mudar. A jovem vai conhecer o irresistível Nicolas, um médico que está disposto a enfrentar qualquer coisa para ficar ao seu lado e trazer mais cores para a vida de Betina.

"Depois de passar por todas as cores, dar de cara com a morte e viver na penumbra por muitos anos, a última coisa da qual eu preciso é voltar para o preto. O cinza é aceitável. O preto é o que eu mais abomino."

Mas como nada na vida de Betina é fácil, o romance com Nicolas não vai ser diferente. Os dois vão precisar enfrentar Cecília, que não fica nada satisfeita com a felicidade que Nicolas proporciona para Betina. Mas o principal, é que ele vai trazer grandes reviravoltas sobre a busca por justiça que Betina tanto deseja.

"Nunca Olhe Para Dentro" é um livro lindo e emocionante, que traz uma mensagem importante sobre recomeço, perdão e o poder que o amor tem e transformar as pessoas. A autora conseguiu criar algo único no meio de alguns clichês. A narrativa é rápida e fluida, o romance é cativante e envolvente, e os protagonistas são apaixonantes. A escrita da Amanda transmite toda a sensibilidade da história, as emoções descritas me envolveram e o enredo me cativou.

"Nunca Olhe Para Dentro" está disponível em e-book na Amazon, e eu indico a leitura para todos que curtem um bom romance cheio de sentimentalismo e com mensagens reflexivas na medida certa.


4 comentários:

  1. Gostei da resenha, livro fofo e encantador. Gosto quando o livro trás uma mensagem bonita por trás da história!
    Quero ler com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana!

    Adorei! Já quero ler. Pela sua resenha deu para perceber que se trata de um livro muito emocionante e cheia de sentimentalismo. E a capa está belíssima. Muito boa a resenha.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Eu não conheço a autora, mas já vi que preciso conferir!
    Adoro esse gênero,
    mas confesso que são poucos os livros que me encantam e envolvem.
    Valeu pela recomendação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosaaaa, Mari! Obrigada pelo carinho e por ter olhado para dentro da história da Betina ♥

    ResponderExcluir