Resenha: A Verdade Sobre Amores E Duques - Laura Lee Guhrke

"Tudo que vira naquele homem indicava uma personalidade intransigente, até mesmo impiedosa. Ele era severo, antiquado e obstinado em excesso. Mas, de repente, Irene sentiu como se tivesse capturado um relance de algo diferente espreitando por debaixo daquilo tudo, algo contrário a tudo o que sabia sobre o duque."

"A Verdade Sobre Amores E Duques" da Laura Lee Guhrke, é um romance de época divertido, romântico e com narrativa leve e jovem.

No livro vamos conhecer Henry Cavanaugh, o duque de Torquil, que cuida muito bem da sua família e se preocupa com o que a sociedade vai pensar deles. A estória começa quando o duque descobre que sua mãe fugiu para se casar com um pintor, que além de jovem, não pertence a mesma classe que eles. Para Henry, isso só aconteceu graças a um conselho que ela pediu para uma colunista de um jornal local, que se autodenomina Lady TrueLove. Disposto a encontrar qualquer pista sobre o paradeiro da mãe, Henry vai até o endereço do jornal, e chegando lá, ele conhece Irene, a dona do jornal.

"Estar na presença do duque já era algo complicado quando ele era difícil. Quando era amável, era devastador."

Irene Deverill administra o jornal da família, e escreve a coluna sobre conselhos amorosos através do pseudônimo Lady TrueLove. Ela é uma mulher a frente do seu tempo, solteirona e se orgulha muito disso. No primeiro instante, Henry trata Irene com muita arrogância, mas ela é uma mulher dona de si, e sem se importar com a posição social de Henry, Irene não abaixa a cabeça para ele em nenhum momento.

Quando Irene pensa que nunca mais encontrará Henry, ele reaparece em sua casa com uma carta na manga, e praticamente a obriga passar uns dias na casa dele para ajudar a tirar a ideia da cabeça da duquesa de se casar com um oportunista. Com a convivência, e no tempo certo, sem exageros, Henry e Irene vão descobrindo seus sentimentos um pelo outro, e o romance deles começa de uma maneira que eu amei, nunca li um romance de época com uma protagonista feminina tão empoderada.

Mas como nem tudo são flores, esse romance vai ser difícil de dar certo. Henry não acredita que o que existe entre eles é amor de verdade, ele pensa que é apenas uma paixão, isso porque no passado ele teve uma péssima experiência. Já Irene não quer ser duquesa e deixar seu trabalho e seus ideiais para trás.

"Não esconderei minha situação como se tivesse vergonha para forçar uma relação com alguém que nunca demonstrou uma gota de consideração comigo. Não farei isso nem para elevar minha amada irmã a um novo patamar de vida. E não o farei porque o senhor está exigindo."

"A Verdade Sobre Amores E Duques" é narrado em terceira pessoa, e eu gostei muito da escrita da autora. Apesar de um romance contagiante, a autora conseguiu fugir da trama previsível que sempre encontramos no gênero, e ela ainda aborda alguns temas da cruel realidade da época, como preconceito das classes sociais, abuso de poder e o papel das mulheres na sociedade. Tudo isso deixando uma mensagem singela mas muito reflexiva sobre como é possível abrir mão de algumas coisas sem perder seus ideais e sua essência em nome do amor.

A diagramação está simples mas muito agradável. O livro não possui nenhum erro de português, e eu amei a capa. Fotografia linda, com cores que remetem a época que se passa a estória. Eu indico a leitura para todo fã de romances de época, tenho certeza que vão amar tanto quanto eu.


2 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro, já quero.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou amando ler romances de época e adorei a resenha deste. Quero ler!


    Abraços!
    www.vancarlos.com

    ResponderExcluir