Entre o Agora e o Sempre - J. A. Redmerski

"Aprendi, no meu tempo com Andrew, que ser espontâneo e se libertar das convenções muitas vezes é uma coisa boa."

Entre o Agora e o Sempre é a continuação de Entre o Agora e o Nunca (o primeiro livro resenhado aqui no blog). A duologia foi escrita pela autora J. A. Redmerski, e eu confesso que amei demais o primeiro livro e achei o final ótimo, por isso eu não via a necessidade de uma continuação. Depois de dois anos de muita relutância, eu finalmente li, e posso dizer que me surpreendi muito.

No final do primeiro livro, vimos que Andrew Parrish conseguiu se curar de um tumor cerebral e Camryn conta para ele que está grávida. Entre o Agora e o Sempre começa cinco meses depois que os dois se conheceram no primeiro livro. Andrew e Camryn estão morando juntos, estão noivos e descobrem que o bebê deles é uma menina. Os dois estão vivendo um momento incrível, e depois de tantas tragédias na vida de ambos, eles finalmente estão felizes.

Apesar da alegria, Camryn as vezes se vê com medo de como sua vida vai ser depois do bebê nascer. Ela passou por sensações maravilhosas na estrada, ao lado de Andrew, e ela sabe que agora, isso não vai se repetir tão cedo, e Camryn tem medo de viver uma vida tediosa como a maioria das pessoas. Ter uma residência fixa e trabalhar no mesmo lugar sempre, fazem com que ela questione se o futuro com Andrew vai ser tão bom como ela imaginava. E por mais que Andrew não fale nada, ele também tem os mesmo pensamentos, Mas claro que esses pensamentos não interferem no amor que eles sentem pela filha que vai nascer.

"Lembra quando eu disse que você era a coisa mais importante do mundo pra mim? Você pediu que eu te lembrasse disso, se um dia você esquecesse. Bom, eu tô te lembrado."

Mas tudo muda quando algo terrivelmente triste acontece. Andrew tenta lidar com o trauma e Camryn não quer ninguém falando sobre o que aconteceu e nem olhando para ela com pena, por isso ela finge que superou e que nada aconteceu. Andrew fica preocupado com ela, mas sem ter o que fazer, ele acaba acreditando que Camryn está superando. Até que um dia ele descobre que ela está se aliviando com o uso de remédios, e então ele toma uma atitude para tentar salvá-la e recuperar a antiga Camryn que ele conheceu.

Determinado a provar que o amor dos dois pode salvar tudo, Andrew resolve começar outra viagem com Camryn, que no começo nega, mas sem ter saída, acaba entrando no carro e partindo sem rumo com Andrew. E assim a viagem dos dois começa, cheia de esperança e paixão, mas Andrew sabe que não vai ser nada fácil para Camryn voltar ao normal, e então ele decide ajudá-la a enfrentar seus antigos fantasmas.

Assim como no primeiro livro, nesse eu também consegui sentir tudo que os personagens sentiam. E foi incrível acompanhar esses dois em mais uma viagem. Entre o Agora e o Sempre traz uma mensagem linda sobre como é importante sentir o sofrimento e a dor, e não guardá-la dentro de si. Também adorei a forma que ele mostra como é bom criar novas lembranças ao invés de tentar reviver as antigas.

"Nós encontramos na estrada; nos conhecemos e aprendemos a nos amar na estrada. É onde devemos estar pelo tempo que for, e é o que vamos fazer até que fique claro que deveríamos fazer outra coisa."

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalando o ponto de vista dos protagonistas, e também temos o epílogo que se passa quinze anos depois, e é narrado por outra pessoa. A J. A. Redmerski conseguiu me surpreender de forma muito positiva, eu não achei que precisa de mais Andrew e Camryn, e eu estava completamente enganada. A autora sabe passar sentimentos através da sua escrita de uma forma inexplicável.

A diagramação do livro é simples, mas eu gosto. Os capítulos são bem divididos e indicando qual personagem está narrando. A capa é parecida com a do primeiro livro, temos uma fotografia com um modelo bem expressivo com fundo preto, fazendo referência ao Andrew. As fontes e as cores são as mesmas do primeiro livro, e isso deixou a identidade visual ótima.

Entre o Agora e o Nunca e Entre o Agora e o Sempre, foram publicados no Brasil pela Suma de Letras, que no momento também está publicando a série Na Companhia de Assassinos, da mesma autora. e para conhecer a série, basta clicar nos links das resenhas dos três livros já publicados aqui:



4 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Eu ainda não li a continuação, tive a mesma sensação que você. O livro teve um final muito bom e eu fiquei com medo desse não me decepcionar. Mas acho que vou aproveitar a black Friday e comprar ele.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li o primeiro e muito tempo, e apesar de não lembrar direito eu gostei, quando a história cativa não há como não desejar mais.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série, parece que os personagens são bem intensos. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Tem livro que eu não queria que tivesse continuação, esse é um deles. Achei desnecessário e nada de diferente do primeiro. Foi uma pena porque eu realmente gostei de Entre o agora e o nunca.

    ResponderExcluir