Resenha: O Refúgio do Marquês - Lucy Vargas

"Eu não tenho o que lhe dizer. Meu passado é uma caixa amaldiçoado que eu não consigo trancar, mas tampouco quero abrir." 

O Refúgio do Marquês, é o primeiro Romance de Época publicado pela Editora Charme. No livro vamos encontrar personagens com personalidades fortes, e um romance lindo e conturbado.

Caroline Mooren é uma mulher destemida e que tem um passado bem complicado, o Barão de Clarington armou para que os dois fossem flagrados em uma situação comprometedora, e assim Caroline foi obrigada a ser casar com ele, vivendo uma vida ruim e sem amor. Agora, Caroline está com 26 anos, viúva e vivendo e sem condições suficientes para ter uma vida adequada para uma dama.

Sabendo da situação, a Marquesa Hilde que é uma parente distante de Caroline, a convoca para prestar serviços na casa de seu filho, e isso sem o consentimento dele. Quando Caroline chega em Bright Hall, ela percebe que a casa está um caos, tem sujeira para todo lado, poucos empregados e todos com uniformes encardidos. Mas o pior, o Marquês de Bridington é um verdadeiro selvagem, e não a quer em sua casa.

Henrik, o Marquês de Bridington, se que mudou para o campo há muitos anos, disposto a esconder os segredos obscuros do seu passado. Henrik passa os dias trabalhando no campo, e em casa ele precisa conviver com sua esposa, que tem problemas psicológicos e fica apenas reclusa no seu quarto, tratando todos com ódio, inclusive sua filha Lydia, que tem apenas cinco anos, e sua mãe a despreza por ser uma menina. A verdade é que a esposa de Henrik está prestes a morrer, e sua mãe sabe que ele precisa se casar novamente para ter um herdeiro, e esse é o principal motivo dela querer Caroline na casa, tudo precisa estar em ordem quando as mães começarem a fazer visitas com suas filhas solteiras.

"O que eu descobri que sinto por você pode ser condenável, mas é tão precioso para mim que prefiro continuar sentindo."

Caroline permanece na casa mesmo contra a vontade de Herik, e em poucos dias ela consegue comandar tudo, ela contrata novos empregados e começa uma reforma na casa, além de deixar Lydia mais apresentável.  O problema é que Henrik parece não ter jeito, ele está sempre se vestindo e agindo de maneira inapropriada.

Aos poucos os dois vão se completando, e não é apenas a mansão Bright Hall que volta a vida, o Marquês começa a agir diferente conforme os dias vão passando. E Caroline, descobre que depois de um casamento terrível, ela ainda acredita no amor. A paixão dos dois não acontece de forma rápida, pelo contrário, os dois vão criando laços e se acostumando coma  nova vida, e isso foi muito bom, o leitor pode acompanhar todos os fatos e autora não criou aquela explosão de amor à primeira vista logo no início do livro.

Mas algo terrível acontece dentro da mansão Bright Hall, e Henrik temendo pela segurança de Caroline, a manda embora. E esse é o grande dilema, os dois se amam, mas Caroline sabe que Henrik ainda é casado, e por ouro lado, Henrik acha que Caroline merece algo melhor em sua vida, e sabe que não pode pedir a ela que o espere.

"Ele a fizera descobrir que a paixão era real e que ela podia amar e desejar; algo assim não se deixa simplesmente no campo e vai embora para a cidade, fingindo que são águas passadas. Seu coração ficaria para trás."

O livro é narrado em terceira pessoa, o que deixou a estória bem rica em detalhes. Os diálogos entre todos os personagens são bem escritos e divertidos. Acho que é impossível colocar em palavras o quanto a escrita da Lucy Vargas é incrível, ela criou um enredo que se encaixa do início ao fim, e tudo que está no livro, faz parte da construção da estória e dos personagens, nenhuma trecho do livro é desnecessário. Durante a leitura, eu não consegui tirar o sorriso do rosto, O Refúgio do Marquês tem aquele verdadeiro encanto dos Romances de Época.

A diagramação do livro é simples, os capítulos são bem divididos e quando necessário, apresentam a data do fato que vai ser narrado. A capa está com uma fotografia bonita e em tons que ajudam a trazem uma sensação de Romance de Época.

O Refúgio do Marquês foi publicado pela Editora Charme, e em breve teremos outro livro da autora.


5 comentários:

  1. Oi Mari!
    Eu amo os romances de época.
    Mas esse eu ainda não tinha escuta falar.
    A resenha despertou meu interesse, preciso ler.

    ResponderExcluir
  2. Mulher tu sabe que não resisto a esses romances históricos, já quero ler esse

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, eu leio muitos romances de época e é muito triste quando você encontra um sem essa magia que você descreveu. Ainda bem que não é o caso de O Refúgio do Marquês. Já coloquei ele na lista da Black Friday.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana!
    Parece que você realmente gostou do livro. De romances históricos eu só li a série Os Bridgertons, mas quero muito conhecer outros do gênero. Sua resenha ficou muito boa, obrigada pela dica.

    Suas fotos ficaram lindas!

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Deu vontade de ler só de olhar essas fotos lindas.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir