Resenha: Antes, Agora e Sempre - Teodora Kostova

"Quando eu estava quebrado, você me deu pedaços de si mesma e me deixou inteiro novamente."

"Antes, Agora e Sempre" é o segundo volume da série "Hearbeat", escrita pela Teodora Kostava. Apesar desse livro ter participação de alguns personagens do primeiro livro, "Num Piscar de Olhos" (resenha aqui), ele pode ser lido separadamente.

Em "Antes, Agora e Sempre", vamos conhecer Gia e Beppe. Eles eram vizinhos e se conheceram quando eram crianças, a amizade deles começou de uma forma bem natural, mas na adolescência, Beppe sempre quis algo a mais com Gia, mas ele nunca tentou por medo de estragar a amizade entre eles. Mas quando Gia finalmente mostrou que desejava Beppe, eles se entregaram a paixão.

Nossos protagonistas aparentam ser pessoas normais, mas os dois carregam dores relacionadas as suas famílias. Quando o pai de Gia ficou doente, ela simplesmente focou no seu futuro e deixou as responsabilidades para o seu irmão e sua mãe, mas não por ela ser uma pessoa ruim, ela simplesmente não conseguia lidar com a situação, e a culpa acaba surgindo quando o pior acontece.

"Você sempre será uma das pessoas mais importantes da minha vida, Beppe. Nunca vou deixá-lo ir embora novamente. Mas também nunca vou lhe dar o poder de partir meu coração de novo."

Já Beppe, sempre sofreu com um pai abusivo, que maltratava não apenas ele, mas sua mãe também. Quando algo trágico acontece, Beppe conhece um parente bem próximo que quer levá-lo para longe, e como ele estava se sentindo vazio, ele resolve aceitar.

Gia ficou arrasada mas entendeu a partida de Beppe. Mesmo com a distância, eles faziam planos como um casal para quando Beppe voltasse. Mas ele não voltou no tempo que prometeu, e Gia resolveu colocar um ponto final no relacionamento. Eles continuaram mantendo contato, mas apenas como amigos.

Agora, depois de quatro anos, Beppe está de volta, e ainda é o melhor amigo da Gia. E apesar dela ainda sentir alguma coisa por Beppe, ela sabe que nunca pode deixar ele ultrapassar a barreira da amizade, porque ela não suportaria ser abandonada novamente. Já Beppe está disposto a reconquistá-la, mas ele vai precisar fazer de tudo para provar que o para sempre deles pode ser real.

"Porque, quando você for embora, não vou ser capaz de lidar com isso. Desta vez,vai me destruir."

"Antes, Agora e Sempre" é narrado em terceira pessoa, e apesar de preferir uma narrativa em primeira pessoa, não me senti incomodada lendo. A escrita da autora é fluida, você vai lendo e querendo mais e mais. Ela sabe colocar emoção e drama na história, mas sem deixá-la arrastada. Além de uma mensagem incrível sobre perdas, superação e aceitação. 

E não posso deixar de falar sobre essa capa maravilhosa, que segue o mesmo padrão do livro anterior. Uma fotografia em preto e branco representando nosso casal protagonista, e a cor fica por conta de algumas palavras e o esmalte da modelo, o que deu um toque bem especial para a capa. Como o livro é separado em três partes: antes, agora e sempre, cada uma se inicia com uma imagem linda e delicada, e pequenos curativos adesivos sinalizam pausa durante os capítulos.

A série "Hearbeat" está sendo publicada no Brasil pela Editora Charme, e eu indico a leitura para todos que gostam de um romance com um toque de drama na medida certa, personagens encantadores e uma trama eletrizante. 


3 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Nossa, que capas são essas? Eu Amei. Não conhecia essas histórias.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estas capas são lindas demais. A charme sempre faz um trabalho bom com os livros. Ainda preciso ler o primeiro, quero seguir a ordem. A resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    pelas suas palavra deu pra perceber que é um livro muito bom!!
    A história parece ser do tipo que gosto
    quero colocar na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir