Resenha: As Mil Partes do Meu Coração - Colleen Hoover



As Mil Partes do Meu Coração é mais um livro da CoHo para chamar de favorito. Aqui a autora aborda temas pesados e que merecem atenção, mas tudo com uma escrita delicada e até com algumas doses de humor.

No livro vamos conhecer Merit, que mora em uma antiga igreja reformada junto com sua irmã gêmea que está sempre se relacionando com pacientes terminais, um irmão mais velho com quem ela não tem muito diálogo, a mãe que vive trancada no porão e sofre de agorafobia, o pai ateu que é casado com a ex-enfermeira de sua primeira esposa, e seu meio-irmão ainda criança, fruto da traição do seu pai. Já deu para perceber que essa família não é nada convencional. E as coisas pioram com a chegada de dois novos membros na casa, Luck, o irmão mais velho da madrasta de Merit e Sagan.

Merit conhece Sagan de uma maneira empolgante, mas logo em seguida ela descobre que ele a confundiu com sua irmã gêmea, em seguida, descobre que ele está morando em sua casa. Logo ela deduz que Sagan é namorado da sua irmã, o que a deixa em uma situação delicada, pela primeira vez ela quer algo que pertence sua irmã, e ela tenta de todo jeito fugir desse sentimento.

Merit também tem seus problemas, ela coleciona troféus que ela compra em lojas de usados e até um que ela roubou em uma situação inusitada. Além disso, Merit não tem uma boa relação com ninguém da sua família, ela é praticamente invisível dentro de casa, mas ao mesmo tempo, é sempre ela que tem que guardar os piores segredos dos membros de sua família. Tudo isso resultou para que Merit se tornasse uma pessoa triste, insegura, com uma certa inveja de quem ela pensa ter uma vida boa e ela carrega uma indiferença. Tudo isso deixa claro que Merit sofre de depressão, mas ninguém a sua volta percebe, e ela mesma confunde os sintomas com comportamentos típicos da adolescência.

Merit se sente cada vez mais sufocada com os segredos de sua família, até que ela decide acabar com tudo. Ela pensa que se ela morrer, ninguém vai sentir sua falta, mas antes, ela vai revelar todos os segredos de sua família, para enfim, lidarem as verdades. Mas o seu plano acaba dando errado, e ela vai precisar encarar sua família depois de revelar tudo que estava escondido.

A forma como a CoHo abordou assuntos pesados de uma forma delicada, fez com que a leitura se tornasse uma das minhas preferidas. Os transtornos mentais abordados no livro me emocionaram bastante. E o mais importante, eu amei a mensagem sobre se perdoar, se aceitar e buscar ajuda. A história é bem reflexiva no quesito desenvolvimento pessoal, o que a torna extremamente importante. 


Postar um comentário