Resenha: A Sereia - Kiera Cass

"Tudo que eu queria era sarar. Queria encontrar uma maneira de me proteger tão bem que a dor nunca mais chegassem até mim."

A Sereia foi o primeiro livro escrito pela Kiera Cass, conhecida pela famosa série A Seleção, e que só agora foi publicado pelas editoras. E já vou avisando, esse livro inclui uma carta muito fofa escrita pela Kiera exclusivamente para os leitores brasileiros.

No livro nós vamos conhecer a Kahlen, uma jovem de 19 anos que acaba sofrendo um naufrágio. No navio estavam seus pais e seus dois irmãos, todos morrem, menos Kahlen que se desespera e começa a pensar que faria tudo para sobreviver, até que ela escuta uma voz na sua cabeça perguntando se ela realmente faria qualquer coisa, e após ela responder que sim, ela é arrastada na aguá até três belas jovens.

Sem entender o que está acontecendo e muito confusa, Kahlen descobre que as três são sereias, e as jovens explicam que o acidente que matou toda sua família não foi em vão, era para alimentar a Água e que Kahlen tinha duas escolhas, morrer junto com seus pais ou sobreviver e durante cem anos ela seria uma sereia, não iria envelhecer e nem se machucar, viveria com as outras três jovens e de tempo em tempo ela deveria usar sua voz para cantar e atrair pessoas e matá-las, tudo para alimentar a Água. Depois dos cem anos servindo a Água, ela iria se tornar humana novamente e esqueceria de tudo. Kahlen aceita e se torna uma sereia. No livro a Água é considerada uma entidade muito poderosa, ela não possui corpo mas se comunica com as sereias e se alimenta dos afogamentos.

"Também é estranho se eu disser que gosto de conversar com você apesar de você não falar? Gosto de conversar com você."

Isso tudo acontece apenas no primeiro capítulo, a estória começa mesmo oitenta anos depois do acidente, faltando apenas vinte anos para a sentença de Kahlen acabar. Ela vive com suas irmãs ( assim que as sereis se consideram), a ligação que elas possuem é bem forte, existe um carinho e uma preocupação linda entre elas, e de tempos em tempos elas precisam mudar de cidade para não ter suspeitas de quem elas são. Geralmente elas vivem em casas próximas as praias e sem muito movimento de humanos, para elas entrarem e saírem sempre que desejarem da Água. Todas as meninas se passam por mudas para ter contato com os humanos, como a voz de uma sereia é mortal, basta apenas um sussurro e quem escutar se joga na Água para morrer. Por isso quando a Água está com fome, ela direciona as sereias para algum navio ou cruzeiro, e elas começam a cantar.

Kahlen é a mais tímida das sereias, e evita contato a todo custo com humanos, até porque o fato de não poder falar dificulta tudo. Até que um dia ela estava na biblioteca e um rapaz chamado Akinli começa a conversar com ela, e mesmo percebendo que ela era "muda", ele não desiste de se comunicar com ela. No começo ela ignora na esperança dele sair de perto dela, mas depois ela acaba gostando da atenção dele.

Ela sabe que é um romance proibido, a Água jamais deixaria ela se envolver com alguém, pois Kahlen era dela. E outro motivo é que ela nunca ia envelhecer e depois de vinte anos ela esqueceria de tudo. O livro gira em torno disso, Kahlen ama Akinli mas é impossível os dois ficarem juntos, ela já não aguenta mais viver matando pessoas. É bem triste acompanhar tudo que a Kahlen passa, não só ela, mas as outras garotas também possuem histórias bem complicadas.

"Mas talvez seja possível. Quando se encontra a pessoa certa. Neste momento, estou pensando em viver por você. Só que você nunca, jamais iria saber." 

Após a leitura eu comparei a escrita da Kiera e percebi como ela amadureceu na série A Seleção, mas isso não torna o livro ruim ou mal escrito, pelo contrário. Ele é muito bem escrito, o romance é bem água com açúcar mais muito bem construído, não é um romance bobinho, o drama está sempre presente da estória, mas ele vem em cargas adequadas. A mitologia que a Kiera criou está fantástica, sem nenhuma ponta solta e fácil de se entendida. O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Kahlen, e isso torna a estória mais intensa.

A diagramação do livro é simples e boa, os capítulos são bem divididos e letras com um tamanho normal. Sobre a capa eu acho que não preciso falar muito né? A editora sempre arrasa nas capas e com esse livro não foi diferente. Fotografia linda, cores e fontes adequadas. E vale lembrar que todos os livros da editora vem com marcadores.

A Sereia foi publicado no brasil pela Editora Seguinte, um selo da Companhia das Letras.



6 comentários:

  1. Mari está lindo o blog. Parabéns por tudo ficou show. Muito feliz por você.

    thaisleueindicou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, se antes eu já gostava do blog agora eu não saio mais daqui rsrs.

    Eu não resisti e acabei comprando o livro, rsrsr, ainda não consegui ler, mas sua resenha me deixou muito curiosa com a leitura. Em breve te conto o que achei do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei sua resenha. Amei mais ainda o blog. Ficou um espetáculo. A bonequinha é igualzinho você. Mariana está muito lindo.

    E a Sereia é um volume único? Estou com medo de ler e ficar coparando com a seleção.

    ResponderExcluir
  4. Amo a escrita da Kiera Cass e estou super empolgada para ler esse livro O layout novo combinou com você.

    chanelsonhomeu.tumblr.com

    ResponderExcluir
  5. Mulher que layout é esse?
    L-I-N-D-O

    gostei muito da sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler, quero muito conhecer Kahlen!

    ainda estou desmaiada com tudo aqui

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!

    Ficou realmente muito lindo seu blog.
    Já li algumas resenhas e vi que o povo tá gostando desse livro haha
    Sou fã da Kiera,mas tava meio desconfiada com esse livro de sereias.

    Adorei a resenha como sempre me da o gostinho de quero mais e assim me incentivo a ler os livros

    ResponderExcluir