Resenha: Doce Prisão - Jas Silva

"Amar Marcos era como estar em uma montanha-russa desgovernada. Você nunca seria capaz de adivinhar quando seria a próxima curva ou descida. E, no caso dele, eu já havia descido muito, muito fundo."

"Doce Prisão" é o segundo  livro da trilogia Os Montenegro, escrita pela Jas Silva. Cada livro narra a estória de um irmão da família Montenegro. Em "Ilusão" (resenha), conhecemos a caçula, Mariana, e agora chegou a vez de se encantar pela estória do Marcos, o irmão mais velho dessa família complicada mas muito querida.

Em "Doce Prisão" vamos acompanhar um romance entre Marcos e Rachel, que ele apelidou carinhosamente como Ratinha. Rachel trabalhou por muito tempo como assistente pessoal de Marcos, mas ela acabou desenvolvendo sentimentos por ele que fez essa relação ir além da profissional. Mas como vimos no livro anterior, várias acusações foram feitas na empresa Montenegro, e Rachel acabou se envolvendo em um mal entendido, e Marcos não acreditou nela. O resultado disso é que Rachel resolveu dar um basta na sua relação com Marcos e sumiu do radar dele.

Marcos sempre tratou Rachel como sua amante e nada mais. Ele a enchia de luxo e conforto sem ela nunca pedir nada. Por mais que ele sentisse alguma coisa por ela, Marcos sabia que jamais poderia se casar com Rachel, por isso ele sempre levava outra mulher nos eventos sociais, enquanto Rachel precisava ver o homem que ela amava com outra mulher por simplesmente ter vergonha dela.

"Não torne cada etapa uma batalha, porque você sabe que não tem como ganhar."

Marcos fica desesperado com o sumiço de Rachel. Depois de dois meses e com a ajuda de detetives, ele consegue encontrá-la, mas por mais que Rachel ame Marcos, ela não quer sofrer mais, e tenta a tudo custo afastá-lo de sua vida. Mas quando algo inesperado acontece na vida de Rachel, ela se vê obrigada a aceitar ajuda do Marcos, e em troca ela terá que voltar para perto dele.

Mas as coisas ficam bem diferentes de como Marcos estava acostumado. Rachel passa a tratá-lo com frieza, e faz exigências para finalmente levar esse relacionamento para frente. Já Marcos, vai ter que mudar muito para poder reconquistar Rachel e mostrar que quer realmente ficar apenas com ela. Mas ele não muda de uma hora para outra, Marcos é o tipo de homem que faz comentários babacas e nem percebe que está ofendendo as pessoas, e sua mudança não é de uma hora para outra, a autora criou um arco para o personagem que vai mostrando o amadurecimento e a mudança dele aos poucos.

Boa parte do livro acompanhamos a luta interna de Rachel, ela ama Marcos verdadeiramente, mas está muito machucada e com medo. E Marcos, é aquele personagem que ganhou meu ódio logo nas primeiras páginas, mas aos poucos vamos percebendo que existe toda uma estória por traz do seu jeito dominador e autoritário. Por ser o único homem da família, Marcos precisou cuidar dos negócios da família assim que seus pais faleceram, e ele sempre quis manter sua família e o nome da empresa longe de escândalos, e também vemos um lado protetor dele com relação a Rachel fazer parte do seu "mundo"

"Sem amor, não há sofrimento. Eu poderia encher meu peito e listar todos os motivos pelos quais eu discordava dessa afirmação estúpida, mas depois percebi que a única pessoa sofrendo aqui era eu. Então, talvez o que ele estava dizendo tivesse mesmo sentido."

"Doce Prisão" é narrado em primeira pessoa, e os capítulos vão intercalando o ponto de vista entre os protagonistas, além de alguns capítulos narrados pela Isadora, protagonista do próximo livro. "Doce Prisão" é perturbador, emocionante e cheio de momentos surpreendentes. A autora criou uma estória que vai além de um romance clichê, trazendo um enredo cheio de traumas familiares e recomeço. Além de criar personagens com características peculiares, e com personalidades bem difíceis. E eu gostei muito do romance dar espaço para outros assuntos como pressão social e cobrança familiar.

A narrativa do livro é bem fluida e cativante, a Jas Silva é uma das minhas autoras favoritas, ela tem o poder de nos envolver logo nas primeiras páginas do livro. A escrita dela conquista o leitor, e a forma como ela conduz a estória e desenvolve os personagens, é maravilhosa. A capa do livro segue o padrão da identidade visual do anterior, o que me agradou bastante, além de cores e fontes simples deixando tudo charmoso e agradável.

A trilogia Os Montenegro está sendo publicada pela Astral Cultural, e o terceiro livro, "Perdoe Meu Coração" será lançado em breve.


4 comentários:

  1. Deve ser difícil ser a ratinha de um homem assim, mas gosto dos complicados. Mas realmente as capas são lindas.

    ResponderExcluir
  2. Mari!!!! Doce Prisão não é uma leitura fácil não é? Marcos exige muito dos nossos corações, e paciência, mas acredito que no final aquele homem conseguiu o perdão das leitoras. Feliz que tenha gostado. Agora... é esperar o terceiro.

    ResponderExcluir
  3. Gente pelo amor de Deus !!! Gosto de Marcos e da Rachel mas ,cadê meu casal ? Mariana e Guilherme.Eles narram alguns capítulos ???É que não li ainda ele todo .Na verdade so li uma amostra que a Amazon me enviou .Me diz aii se meu casalzão vai aparecer nesse livro ....PLEASEE!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente pelo amor de Deus !!! Gosto de Marcos e da Rachel mas ,cadê meu casal ? Mariana e Guilherme.Eles narram alguns capítulos ???É que não li ainda ele todo .Na verdade so li uma amostra que a Amazon me enviou .Me diz aii se meu casalzão vai aparecer nesse livro ....PLEASEE!!!!

    ResponderExcluir