Resenha: Uma História de Verão - Pam Gonçalves

"Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas."

"Uma História de Verão" é mais um romance da Pam Gonçalves, minha booktuber preferida. Depois de ler os outros dois livros dela, me encantei pela forma como ela desenvolve suas estórias, por isso, comecei a ler "Uma História de Verão" com as expectativas bem altas, e mesmo assim me surpreendi.

Em "Uma História de Verão", vamos conhecer Analu, uma jovem que está prestes a entrar na faculdade. O livro começa com ela e seus dois melhores amigos super ansiosos com o resultado do vestibular, principalmente Analu. A jovem tem o sonho de cursar cinema, mas toda sua família espera que ela entre para a faculdade de Direito, que era o sonho da sua mãe, mas foi interrompido com a gravidez. Mas Analu resolveu contrariar toda sua família e se inscrever em Cinema, e ela foi aprovada.

É durante uma festa que seus pais realizam para comemorar o vestibular, e a nova fase de Analu e seu irmão gêmeo, que ela faz a revelação que passou em Cinema, e a partir daí, que vemos como a família dela é cheia de problemas. Aparentemente eles vivem felizes, mas a verdade é que o pai de Analu não ama sua mãe e parece não se importar com os filhos, já a mãe da jovem, sabe bem disso, mas tenta manter as aparências aceitando tudo. E o irmão dela parece estar indo pelo mesmo caminho do pai, se tornando um homem sem sentimentos.

"Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas. "

Apesar de todos não concordarem com o curso escolhido pela Analu, ela está decidida. Ela sabe que sua felicidade está em São Paulo realizando seu sonho de fazer cinema. Mas antes dela se mudar e seguir sua nova vida por conta própria, Analu vai passar alguns dias na praia com seus melhores amigos. No começo ela não estava certa sobre ir, já que foi em Rosa Norte que ela conheceu Murilo, o seu primeiro amor e sua primeira decepção. Mas ela resolve voltar e criar novas lembranças no local.

Assim que Analu chega em Rosa Norte, ela conhece o surfista Nico, e os dois passam bastante tempo flertando um com o outro. A química entre eles é forte, mas ao mesmo tempo, Murilo reaparece querendo ser amigo de Analu, e fica evidente que ainda tem algum sentimento rolando entre eles. Murilo parece estar arrependido e quer uma nova chance, mas ao mesmo tempo, Analu curte a companhia de Nico.

"Uma História de Verão" é narrado em primeira pessoa e pelo ponto de vista da Analu. Neste livro fica evidente como a escrita da Pam Gonçalves amadureceu. Por vários momentos eu pensei que a Pam queria destruir meu pobre coração, mas ela conseguiu criar um final realista e que faz parte do desenvolvimento da protagonista. O livro é uma leitura ótima para o verão, o cenário é paradisíaco, bem ensolarado, divertido e envolvente.

"[...] Já me machuquei demais e prometi a mim mesma que não vou mais deixar isso acontecer."

A realidade presente da narrativa da Pam, nos prende na leitura de uma maneira incrível, e apesar de ser um livro com uma estória jovem, ele traz uma mensagem forte sobre amadurecimento e sobre correr atrás dos seus sonhos, deixando seu passado para trás. No geral, posso dizer que a narrativa da autora nos envolve. a leitura é ágil e leve, e a trama nos encanta. E eu preciso falar sobre essa capa que é a mais linda da minha estante. As ilustrações da capa e contracapa são simplesmente maravilhosas, e a paleta de cores usada dão um toque especial, fazendo tudo se encaixar com as fontes lindas usadas.

"Uma História de Verão" foi publicada pela Galera Record, e eu indico a leitura para todos que gostam de um livro bem escrito e com finais maduros e realistas.


2 comentários:

  1. Eu acompanho o canal da Pam faz um tempinho, mas nunca li nada dela. Tenho curiosidade e esse me chamou mais atenção que o boa noite. A capa é muito lindinha mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o e-book mas ainda não li.
    Quero ler ainda no verão, pela sua resenha parece ser ótimo para essa época. Adorei Boa Noite, e sei que vou gostar desse também.

    ResponderExcluir